Perguntas e Respostas com os desenvolvedores [#05]

Saiu mais uma sessão de perguntas e respostas (Q&A) com os desenvolvedores de Clash Royale, já estamos na quinta edição e depois de uma votação no fórum feito pelo moderador ‘Lach’, para saber quais duvidas mereciam ser respondidas, finalmente escolheram 9 perguntas e um membro da staff da Supercell, da parte de desenvolvimento do Clash Royale respondeu todas elas!

Desenvolvedores de Clash Royale

Dentre as respostas temos algumas dicas do que pode estar chegando no jogo em breve, com as próximas atualizações, um pouco sobre como a equipe de desenvolvimento consideram as sugestões enviadas pelos jogadores e vários outros assuntos relevantes para a comunidade, leiam tudo e comentem o que acharam!

(!) Este post foi originalmente feito no fórum da Supercell em Inglês neste link, além de fazer a tradução, alterei algumas palavras para ficar mais fácil entender determinados assuntos!


Podemos voltar com o antigo sistema de liberação de cartas?

– É improvável. Achamos que o sistema de lançamento bimestral esta funcionando bem e parece ótimo. Isso resulta em um jogo mais emocionante e sempre atualizado em geral. Anteriormente, foram os balanceamentos, teríamos um pouco de ‘escassez de conteúdo’ a cada 2 meses e meio mais ou menos entre nossas grandes atualizações, mas agora temos algo novo e emocionante chegando ao jogo a cada duas semanas! Parece o melhor para os jogadores, por este motivo, por enquanto ele vai continuar. Além disso, estamos atualmente conversando sobre talvez ter uma nova carta chegando a cada 3 semanas em vez disto… não entrem em pânico ainda, estamos apenas falando sobre isso agora e não temos planos imediatos para implementa-lo.
Temos mais algumas coisas que queremos adicionar no jogo nas próximas atualizações, então uma vez que isto esta sendo pedido, entendemos que uma carta a cada 3 semanas pode fazer mais sentido. Nós também podemos anunciar cada carta um pouco melhor se houver mais tempo entre seus lançamentos, de forma semelhante com o lançamento do Mago Elétrico, através de desafio antes de coloca-lo nos baús. Novamente, não entrem em pânico ainda, isso é só algumas ideias e reflexões iniciais por agora e não vai acontecer até que faça sentido.

Seus planos sobre escassez de ouro em níveis mais elevados?

– Receio que não tenhamos novos planos nesta área desde a última vez que fizemos este Q&A aqui em outubro. No entanto, a resposta ainda deve ser com desafios e eventos especiais, ambos contribuindo com mais ouro para o sistema – com gemas para participar, claro. Além disso, desde então reduzimos o custo das cartas épicas na loja e adicionamos o Baú do Clã – ambas são mudanças relativamente pequenas na economia do ouro, mas melhoramos um pouco ela. Mas continuaremos pensando nisso, mas por enquanto não temos planos imediatos de mudar significativamente a economia do ouro.

Podemos esperar por uma maneira mais fácil de recrutar jogadores para o nosso clã?

– Isso não esta na nossa mesa de trabalho no momento. Estamos ciente da dificuldade de recrutar e gostaríamos de resolve-la/melhora-la em algum momento, mas não estamos focando nisto agora. No entanto, uma mudança relacionada que provavelmente iremos trazer com a próxima atualização (ou atualização subsequente) é que os “clãs recomendados” vão priorizar clãs que estiverem ativos com o baú do clã – estes são provavelmente bons clãs para as pessoas se juntarem!

Podemos fazer uma visita ao escritório dos Desenvolvedores do Clash Royale?

– Desculpe, provavelmente não, somos um grupo bastante tímido e nosso espaço de equipe tem muitos segredos espalhados por ele…

Obs: Eu já visitei a sede da Supercell no começo do ano passado, fiz uma série de posts no meu outro site sobre Clash of Clans, quem tiver curiosidade para saber como foi, o link para ver mais detalhes esta ai abaixo:

Teremos um aniversário especial?

– Se conseguirmos fazer a próxima atualização chegar antes do dia 2 de março, temos então uma ideia para um Desafio de evento especial que gostaríamos de fazer para o aniversário de 1 ano. No entanto, não estamos 100% seguros se podemos cumprir este prazo no momento, então dedos cruzados.

Algum plano para melhorar a comunicação do fórum, como do reddit?

– Na verdade eu não vejo que isso vai mudar muito, enquanto há apenas um de mim. A principal razão é que o foco é realmente importante para nós. Descobri que só tenho tempo para seguir ativamente as conversas em um quadro de mensagens (os gerentes de fórum da Supercell fazem muitas coisas no entanto), na medida em que posso dar respostas boas e oportunas. Eu escolhi reddit para ser o meu principal para isso. Parte da razão é que o reddit tem sido uma comunidade maior e crescendo bem rápido (quando vemos a quantidade de pessoas visualizando à cada dia/mês) para Clash Royale desde o primeiro dia.
E a outra parte é que o sistema de up vote faz minhas respostas ficarem mais visíveis – o que significa que cada resposta deve ter mais impacto global. Então por essas razões, se eu puder me concentrar somente em um lugar (que é oq estou fazendo por enquanto), eu sinto que tivesse mais sentido concentrar meu tempo no reddit.  Dito isto, eu realmente gosto de fazer essas sessões de perguntas e respostas do fórum, então isso é algo que eu adoraria continuar fazendo com a ajuda do moderador Lach!

Vocês adicionarão mais slots de decks para suportar a quantidade cada vez maior de cartas no jogo?

– Isso não esta atualmente no nosso radar e desenvolvimento, mas nós ouvimos e acompanhamos tudo que é recurso sugerido! No entanto antes de começar a desenvolve-lo ou mesmo pensar em cria-lo – gostamos de saber a forma mais clara e abrangente da necessidade/desejo por ela. Parte dessa resposta vem de vocês pelos pedidos, que julgam ser necessário. Mas outra parte da resposta esta na analise de dados para ver quantos jogadores estão ativamente usando mais de um dos seus slots de decks atual. Isso não é algo que temos uma opção no jogo para ser capaz de rastrear e analisar a qualquer momento… mas eu acabei de ter um bate-papo rápido com o nosso analista de dados sobre isto e se ele poderia acompanhar isso em breve – ele disse que sim!
Então em algum momento teremos algumas informações estatísticas para ver, o que nos dará uma ideia sólida da necessidade de mais slots de deck. Mais uma vez, não vamos apenas usar esses dados, mas sim fazer uma combinação de quantos jogadores realmente usam 1, 2 ou 3 decks ativamente, em conjunto com a quantidade de pedidos que recebemos disto, desde a audiência mais hardcore até a mais engajada (vocês). Então, por favor, tenham paciência conosco nisto, vamos dar um retorno para vocês.

Qual a parte favorita de trabalhar na Supercell?

– Trabalhar em uma equipe pequena (= algo que cada um de nós fazemos) com pessoas que são tão apaixonadas por jogos como eu sou

Se você pudesse remover completamente uma carta deste jogo, qual seria?

– Particularmente eu não gosto de jogar com a Torre de Bombas ou contra ela, então provavelmente que… embora tivemos uma conversa com o nosso designer ontem e chegamos à conclusão de que se a Torre de Bombas pudesse ser mais parecida com a do Clash of Clans (que explode uma bomba quando é destruída), poderia torna-la mais divertida/interessante/legal novamente! Então isso pode ser algo… mas sem promessas!


Vídeo do Nery resumindo as perguntas mais importantes:

Se você é novo aqui no site/jogo, confira as edições anteriores dos desenvolvedores respondendo perguntas nos links abaixo:

Comentários via Facebook
Clash Royale Dicas no Google Play
28 anos, ProBlogger, Goiano, Entusiasta pelos Games da Supercell, por criação de conteúdo pra internet e tecnologia! E claro, viciado em Clash Royale...