Salve pessoal, AFECT aqui mais uma vez.

Primeiramente gostaria de agradecer pelo apoio ABSURDO no último artigo, fico feliz em saber que muitos gostaram de ler sobre essa temática mais técnica e psicológica em relação ao Clash Royale. Se por acaso você não viu, clique aqui: Os 5 pilares do Clash Royale.

A título de organização, o artigo de hoje será dividido em 7 partes:

  1. Contextualização
  2. Entendendo as causas
  3. Como isso pode prejudicar seu jogo?
  4. Combatendo os sintomas
  5. Mentalidade desejada
  6. Antecipando questionamentos relevantes
  7. Conclusão

Vença o medo de perder - Clash Royale

  1. Contextualização

Como líder de Clã e um membro ativo da comunidade de Clash Royale, já escutei muitos jogadores relatando evitar as partidas ranqueadas por medo de perder troféus ou descer de liga, essa situação se agravou ainda mais após a entrada do 2v2 no jogo e a introdução da possibilidade de ganhar baús livre do risco de comprometer seus troféus no processo.

Essa evasão dos jogadores do modo ranqueado traz inúmeras perdas para a comunidade como um todo, e inspirado neste acontecimento e com o intuito de estimular mais jogadores a participar ativamente das ranqueadas, trago este artigo de hoje.

 

  1. Entendendo as causas

O medo de perder na maioria das vezes é um reflexo da ansiedade, neste contexto, podemos compreender a ansiedade como a sensação ou o sentimento decorrente de uma excessiva agitação do Sistema Nervoso, essa agitação leva nosso corpo a acreditar que estamos em uma possível situação de perigo, fazendo com que nosso sistema de defesa seja ativado, ou seja, o  Sistema Nervoso Autônomo Simpático é acionado, causando dentre outras coisas: a dilatação das pupilas, boca seca e batimentos cardíacos acelerados.

 

  1. Como isso pode prejudicar seu jogo?

Esse problema relativamente simples, mas de implicações muito complexas, tem feito com que muitos jogadores fiquem travados ao alcançar determinado ponto no jogo, sem avançar nem regredir (Síndrome de Juão Paulo = p).

O medo de perder o que já conquistou afeta de uma forma muito negativa o seu avanço, pois se você entra em uma partida com o pensamento de “não posso perder” é bem provável que você realmente perca, pois dificilmente você irá conseguir pensar com clareza com sua mente trabalhando em torno do “não posso perder” e, com sua concentração dividida, suas decisões dificilmente serão as corretas.

 

  1. Combatendo os Sintomas

Neste momento estarei passando uma série de pequenas dicas que visam amenizar ou mesmo solucionar esta ansiedade que assola muitos jogadores.

A primeira coisa que precisa ser compreendida é que este é um fenômeno psicológico e perfeitamente normal, quanto antes se entende que o fracasso é tão comum quanto o sucesso, e que perder é tão normal quanto vencer, menos sua mente será afetada por frustrações. Bons jogadores de Clash Royale costumam ter uma média de vitórias girando em torno de 60%, ou seja, mesmo jogando bem, de 10 partidas você muito provavelmente continuará perdendo 4, independentemente do quão bem joga, e não há nada de errado com isso.

A medida que subimos de ranking é de se esperar que nossos adversários melhorem, e o equilíbrio emocional é fundamental para que você continue tomando boas decisões ao longo de sua escalada nas ranqueadas. Lembre-se que se você conquistou determinada liga ou arena foi por esforço próprio, e se você chegou até ali você pode melhorar! Subir troféus não é um bicho de sete cabeças como a maioria pensa, não é fácil, exige estudo e persistência, mas é algo alcançável para todos.

 

  1. Mentalidade desejada

Ao contrário do que somos condicionados a pensar, hoje eu quero te dizer que seu ranking não significa nada! É exatamente isso. A verdade é que ganhando ou perdendo, sendo arena 6 ou top 1 global, você nada mais é do que um simples número nos servidores da SuperCell, sendo assim, por que se agarrar naqueles troféus que você não quer perder? No mês seguinte, querendo ou não você irá perdê-los de qualquer forma. O que você realmente ganha a cada temporada é experiência e habilidade, mas para isso é necessário jogar! Então assim que entrar em uma partida não tenha medo de perder! Fique tranquilo, se concentre em um jogo de cada vez e as coisas virão naturalmente.

Não se contente com pouco! Seu objetivo é chegar na liga Mestre 1? Então não se agarre aos 4700 troféus que você chega todo mês dizendo que chegou tão perto! Entendam que bola na trave não é gol! Se você consegue chegar a esta faixa, então você consegue chegar na liga ou arena de cima, só depende única e exclusivamente de você!

 

  1. Antecipando questionamentos relevantes

“Todo esse discurso é muito lindo, mas as minhas cartas são muito fracas e se tornou impossível avançar do ponto que estou…”

Como sempre eu reafirmo: o meu compromisso é com a verdade, não estou aqui pra falar coisas bonitinhas para te fazer acreditar em algo que não é verdade. Se você chegou num ponto em que simplesmente todos os seus adversários tem cartas mais fortes que as suas e níveis mais elevados de torre, muito provavelmente você de fato chegou ao seu limite natural, e dificilmente conseguirá ir além daquele ponto.

“Mas essa afirmação não contradiz tudo o que você disse até agora?”

Não. Este artigo é voltado principalmente para as pessoas que desistem de avançar no jogo antes de alcançarem o seu desempenho máximo, se você é um jogador que já tem o costume de se forçar até o limite, é sinal que você já aplica muitas das dicas que estão sendo passadas aqui, ainda que inconscientemente.

E a realidade é que as ranqueadas funcionam como uma fila: jogadores de nível mais baixos só conseguem verdadeiramente progredir e avançar no jogo quando aqueles que estão em sua frente (mais fortes) já avançaram, e muitas das vezes o fato de jogadores que poderiam avançar não avançarem é o que faz com que jogadores mais fracos fiquem estagnados mesmo com inúmeras tentativas, então com este artigo quero conscientizar a comunidade sobre essas coisas e tentar minimizar sua ocorrência.

 

  1. Conclusão

Tem sido comum ver jogadores que têm optado por largar as partidas ranqueadas por semanas e ficarem batalhando apenas no 2v2, seja pelo medo de perder, representado na figura da ansiedade, ou mesmo por comodidade. Mas, independente do motivo, a realidade é que isso prejudica o jogador: pois faz com que ele deixe de receber recompensas melhores ao longo e ao final da temporada, além de prejudicar seu aprimoramento individual; e prejudica também a comunidade do jogo: pois faz com que jogadores fortes fiquem presos em faixas inferiores de troféus, limitando o avanço de todos os demais.

É importante lembrar que o maior obstáculo para a Arena ou Liga que você deseja, é você mesmo. Faça sua mente jogar ao seu favor e não contra você. Jogue despreocupado e procure melhorar a cada jogo. Não tenha medo de perder, saiba que independente do resultado você sempre sai ganhando, sua habilidade não reseta no fim do mês, não é algo que se perde, é algo que se aprimora! E isso ninguém tira de você! E se tudo isso já não fosse o bastante, no atual sistema das ranqueadas, uma vez que se chega numa liga, seu baú da estratégia de final de temporada já está garantido, ainda que você venha a cair troféus depois.

Boa sorte nas ranqueadas! Espero que este artigo possa de alguma forma contribuir para o seu desenvolvimento psicológico como indivíduo e jogador.

#Jogolimpo

Comentários via Facebook
Clash Royale Dicas no Google Play