Salve pessoal! AFECT aqui, novamente com a intenção de esclarecer de forma definitiva algumas dúvidas que vejo a comunidade do jogo tendo com frequência. Assim como na postagem de dicas anterior, por mais que algumas das respostas reflitam a minha opinião e experiência de jogo, todas elas serão fundamentadas e embasadas em cálculos. Tenha uma boa leitura.

1- VALE A PENA COMPRAR CARTA LENDÁRIA NA LOJA?

Se você quer a resposta curta: não, de forma nenhuma compre cartas lendárias na loja.*

*Lembrando que estou analisando unicamente a parte econômica da conta, ou seja, estou focando no impacto que desembolsar 40k de ouro terá sobre o jogador. Questões como o poder/efeito da carta, dentre outras coisas, não estão sendo consideradas.

Mas, se você quer entender as razões pelas quais penso desse jeito, aí vai: a compra de carta lendária na loja só é recomendada para uma parte extremamente pequena de jogadores. Que são:

  • Os que utilizam gemas em quantidades muito grandes;
  • Os que já estão muito próximos de maximizar por completo a conta ou o deck que mais utilizam; e
  • Aqueles que têm como único objetivo ter todas as cartas a nível de torneio.

Sempre que recebo essa pergunta (comprar ou não lendária na loja?) procuro ter uma noção de como é a conta da pessoa que está em dúvida, na maior parte dos casos, percebo que o jogador tem apenas os 40k de ouro exatos na conta, ou seja, é uma quantia que deu trabalho pra ser obtida e que certamente fará falta caso seja mal aplicada.

Vamos relembrar alguns valores? Cartas comuns custam 50k de ouro para serem enviadas para o nível 12, e o mesmo para as raras serem enviadas para nível 10. E qualquer carta custa 100k de ouro para ser enviada para o nível máximo. Ou seja, se ao invés de comprar uma lendária, você juntar mais 10k, já seria o suficiente para evoluir o nível de uma comum ou rara para um nível abaixo do máximo, e eu digo pra você com toda convicção: uma carta rara ou comum nesses níveis, faz muito mais diferença no seu desempenho em jogo do que meramente comprar uma carta lendária (que na maior parte dos casos que pude presenciar, quem compra é simplesmente por ter, e acaba nem fazendo uso da carta).

Acredito que a maioria já percebeu que o ouro é um dos recursos mais escassos do jogo, no começo temos a impressão que são as cartas, mas rapidamente percebemos que as pilhas de cartas começam a se acumular sem que haja ouro suficiente para evoluí-las.

Sabe outro uso para esses 40k? Mandar 5 cartas raras para o nível 8, ou 5 comuns para o nível 10, isso te daria 2.000 de xp e te deixaria mais próximo de subir o nível da torre do seu rei, e poder com isso matar as tropas inimigas com menos hits…

Aí é onde cabe a decisão, o que será que compensa mais pra você no momento: gastar todo esse ouro obtendo uma carta lendária na loja, ou pulverizá-lo evoluindo outras cartas do seu deck ou com potencial de uso? Que tal juntar mais um pouquinho e finalmente tentar deixar sua Gangue de Goblins full pra parar de morrer pro zap do inimigo? Ou quem sabe o contrário, deixar seu zap full e matar a gangue inimiga ganhando 1 de elixir no processo?

Honestamente eu tenho vários outros argumentos para te mostrar que comprar carta lendária na loja é na maior parte dos casos um erro, mas para não tornar a leitura extremamente longa e cansativa, eu encerrarei este tópico dizendo que eu segui essas dicas, eu evitei ao máximo comprar cartas lendárias na loja e me foquei em evoluir o nível das cartas que eu tinha, hoje, enquanto a maior parte dos meus amigos têm contas nível 11 e 12, e uma pilha de lendárias que não utilizam, eu consegui recentemente me tornar nível 13 e consequentemente tenho mais troféus que eles.

 

2- VALE A PENA COMPRAR AS PROMOÇÕES DA LOJA?

Muitos jogadores têm dúvidas sobre o custo-benefício das promoções de Arena, assim como as promoções comemorativas e temporárias que aparecem na loja.

Sobre comprar ou não, obviamente é uma decisão individual, mas, se você está decidido a investir dinheiro no jogo, certamente as promoções são a melhor maneira de fazer isso, algumas ofertas chegam a ser 5, 6 vezes mais baratas do que custariam caso seus itens fossem comprados separadamente, e se você quer uma dica a mais, sugiro que utilize as gemas adquiridas para fazer desafios, ainda que no começo você não consiga fazer muitas vitórias, o seu progresso será gradativo e rapidamente esses números irão aumentar. Fuja da tentação de gastar suas preciosas gemas com baús da loja.

Sobre a questão de quais promoções comprar, sem exceções, todas elas valem bastante a pena, as mais indicadas para você vão depender justamente de qual o seu foco no jogo naquele momento. Se você realmente estiver com muita dúvida e precisar fazer uma escolha, eu sugiro aquelas que vêm a maior quantidade de ouro, como a da Arena Lendária e do Vale Elétrico, por exemplo, que oferecem 100k de ouro.

Pra hoje eram essas as questões que eu tinha pra responder, caso vocês tenham outras perguntas ou dúvidas em relação ao jogo, seja na economia do jogo ou na Gameplay em si, ou mesmo sugestões de temas que gostariam que eu falasse, comentem abaixo e posso tentar respondê-las numa postagem futura. Forte abraço!

#Jogolimpo

Comentários via Facebook
Clash Royale Dicas no Google Play