Salve pessoal, AFECT aqui, e hoje quero comentar sobre essa primeira temporada ranqueada que tivemos no ano de 2018, e que, por vários motivos, foi bastante atípica e diferenciada se comparada as demais.

Analisando a Temporada: Janeiro/2018

Pra começar, foi uma temporada maior do que estamos acostumados, ela durou cerca de 35 dias, se não me falha a memória (constantemente ela falha, mas que foi maior foi!). Além disso, pude presenciar várias e várias pessoas que já estavam há alguns meses presas em determinadas faixas de troféus, batendo seus recordes pessoais e alcançando arenas e ligas maiores.

Essa é uma informação bastante interessante, pois revela que a Supercell tem conseguido reverter a situação de evasão da ladder que vinha acontecendo desde algumas temporadas atrás, em que muitos haviam deixado de lado as partidas ranqueadas e estavam jogando exclusivamente o modo 2v2. Talvez esse retorno massivo dos jogadores para as partidas ranqueadas se deva as Corridas do Ouro e das Gemas, ou mesmo as Missões Diárias, que, normalmente, forçam os jogadores a batalhar no 1v1, ou quem sabe até mesmo as férias escolares… Mas, independente da razão, o fato é: essa notícia é maravilhosa para a comunidade do jogo. Pois, quando as pessoas decidem ir para as modalidades mais disputadas do jogo, toda a comunidade ganha com isso, seja em conhecimento, habilidade ou mesmo recompensas (como o baú de temporada melhor).

Pode-se dizer que a soma de um tempo maior para jogar com maior incentivo para participar das ranqueadas não podia dar em outra, e se você ainda não está convencido, dê uma olhadinha no top 200 global da última temporada,  absolutamente todos os jogadores que estavam lá conseguiram alcançar a liga Maior Campeão, que é obtida com 6400 troféus e que é atualmente a maior liga do jogo. Isso é algo inédito, outros jogadores já conseguiram alcançar esta liga antes, mas mais de 200 jogadores na mesma temporada é a primeira vez!

Outra coisa que pude perceber foi a intensidade com que o meta variava, muitas vezes com apenas 100 troféus de diferença os decks utilizados mudavam completamente, tinha desde Bárbaros de Elite sendo combados com Fúria, a decks de Morteiro com Zap bait, inúmeros decks improváveis e off-meta sendo usados em faixas relativamente elevadas, e, por mais que essa diversidade seja interessante para manter o jogo renovado, ela torna a escalada de troféus muito mais árdua.

Acompanhei de perto jogadores de várias faixas, de Desafiante a Campeão, e por mais incrível que pareça: jogar entre 4300 – 4900 troféus, estava mais difícil que jogar acima da Mestre 1! Justamente por essas variações intensas e repentinas nos decks enfrentados, não foi difícil ver bons jogadores presos em faixas baixas de troféus, e disparando de uma hora pra outra ao conseguir sair daquela “zona de turbulência”, visto que a medida que as ligas subiam, os decks iam se padronizando e o jogo consequentemente tornava-se mais técnico. Se você se viu em dificuldades nessas faixas, eu garanto que você não estava sozinho, vi jogadores excelentes batalhando por horas sem que seus troféus aumentassem. *Lembrando que não estou querendo dizer de forma alguma que um jogador ou uma faixa seja superior ou inferior a outra (até porque sabemos que quando o assunto é subir troféus, muitas questões estão envolvidas), minha única intenção é analisar o cenário e descrevê-lo.

Outra coisa que percebi, mas essa última parte pode variar muito de acordo com a percepção individual de cada jogador, foi que, enquanto em temporadas passadas muitos jogadores que estavam adiando o push para os últimos dias da temporada, acabaram pegando cenários mais fáceis (conseguindo realizar escaladas gigantescas em pouquíssimo tempo), parecem ter decido ter uma abordagem diferente, e subiram troféus de forma mais gradativa ao longo da temporada, e não deixar pro último dia, como costuma ser. Tive a impressão de que aqueles que decidiram fazer isso, ou seja, deixar pra subir troféus aos 45 do segundo tempo, acabaram se surpreendendo com as dificuldades encontradas, na minha percepção e na de outros jogadores com quem tive contato, os últimos dias da temporada foram muito mais difíceis do que costumam ser pra quem gosta de subir tudo de uma vez.

Em resumo de tudo o que foi dito, essa foi uma ótima temporada dentro do jogo em vários sentidos, bastante gente jogando as ranqueadas e deixando um pouco de lado o 2v2, muitos batendo seus recordes, e ainda tivemos um balanceamento que deu uma bagunçada a mais nas coisas e trouxe algumas novas combinações de decks para o metagame.


E você, o que achou dessa temporada? Conseguiu bater seus recordes? Espero que essa temporada de Fevereiro seja ainda melhor pra você, nos vemos nas ranqueadas.

#JogoLimpo

Comentários via Facebook
Clash Royale Dicas no Google Play