Salve, pessoal! AFECT aqui mais uma vez, e a dica de hoje está mais voltada para a esfera mais competitiva do jogo, como amistosos e eventos presenciais. E em ritmo de “Que tiro foi esse?”, e totalmente ciente de que daqui 1 mês ninguém mais vai entender essa referência, hoje falaremos sobre Snipar.

Snipar no Clash Royale

Origem do termo:

Sabe-se que um Sniper é um atirador de elite conhecido por sua elevada precisão em tiros de longa distância, e é daí que se origina o termo snipar, que, dependendo do jogo ou mesmo da região que você mora, pode ter significados ou mesmo nomenclaturas diferenciadas, mas o que mais importa aqui pra nós é o conceito e sua aplicação, o nome em si é algo secundário.

 

Significado:

Aqui pra gente, na esfera do Clash Royale, Snipar vai ter o seguinte significado: fazer uma leitura de jogo e principalmente do adversário, de maneira a tentar prever suas escolhas para counterá-lo (neutrazilá-lo) da maneira mais eficiente possível.

Embora a descrição lembre um pouco o Predict (antecipar jogadas do adversário anulando-as, ex: prever que o adversário vai jogar horda de servos e jogar flechas antes que a tropa apareça, eliminando-a sem chance de ação.), os dois termos têm aplicações distintas. Enquanto o predict é algo que ocorre durante a partida, snipar é algo que ocorre antes mesmo que a partida comece.

 

Exemplos:

Vamos supor que você está participando de um amistoso de clãs importante ou uma competição no jogo, em que as batalhas ocorrem por chaveamento e você já sabe quem serão seus oponentes antes de enfrentá-lo. Você provavelmente assistiu batalhas anteriores do seu oponente, ou, quem sabe, até mesmo analisou o perfil dele e chegou a conclusão que ele tem uma forte inclinação para utilizar um deck em que o Golem é a carta principal do seu ataque.

Ao invés de simplesmente jogar com o deck que você considera jogar melhor, você opta por jogar com uma variação de deck que utiliza P.E.K.K.A., para poder ter mais facilidade em vencer a partida. Ou, quem sabe, seu oponente seja especialista em Lava-hound com Balão, e, por conta disso, você decide usar um deck com Executor e Tornado.

Para esta ação de fazer uma escolha de deck que seja naturalmente counter do deck que você presume que o adversário irá usar, damos o nome de Snipar.

Quando você entende que determinados decks possuem vantagens e desvantagens perante outros, você sempre vai querer estar do lado beneficiado. É bem complicado, por exemplo, quando você está jogando de Coletor com 3 Mosqueteiras e encontra um deck que utiliza Veneno e Mega Cavaleiro, a menos que seu adversário cometa graves erros, não haverá muito que você possa fazer pra vencer a partida.

 

Aplicações:

Se você não for a Mãe Diná, é óbvio que é impossível fazer esse tipo de previsão corretamente o tempo inteiro, mas é muito importante tentar exercitar, sempre que possível, essa leitura de jogo e tentar se antecipar nas escolhas do adversário de maneira a ficar numa posição de vantagem.

Esse método pode se tornar bastante complexo quando somado aos Mind Games (tentativa de dedução dos pensamentos e previsão de escolhas do adversário para confundi-lo e obter vantagem sobre ele), pessoas mais experientes nessa prática podem induzir seu adversário ao erro, e combatê-lo através disso, por exemplo: em competições em que existem a prática de banimento de cartas, você pode usar toda uma postura voltada para confundir o adversário, vamos supor que você jogou uma boa parte da competição utilizando Golem e assim que teve oportunidade baniu a Pekka, certamente seu adversário pensaria que seu próximo deck seria de Golem e escolheria um deck que tivesse vantagem sobre ele, mas toda essa sua ação foi premeditada, pois esse pensamento foi intencionalmente induzido por você, então você foge da lógica e do que parecia ser previsível e utiliza um deck que tem vantagem contra um deck counter de Golem, como o Log bait, por exemplo.

Sei que esse conceito pode parecer meio complexo e confuso num primeiro momento, mas é um conhecimento que vai sendo gradativamente construído e desenvolvido até que se torne bastante natural e você comece a fazer isso intuitivamente e de forma inconsciente. A seguir, algumas dicas de como Snipar seus adversários e também de como se prevenir de uma Snipada.

 

Como snipar:

  • Fique atento ao histórico de batalhas e preferências do oponente;
  • Procure identificar qual a especialidade do oponente;
  • O deck de ranqueada do adversário pode te dar informações valiosas;
  • Induza o adversário a te snipar equivocadamente, e countere-o a partir disso;

 

Como evitar ser snipado:

  • Evite que seu perfil diga muito sobre você (seu deck e carta preferida podem revelar muito sobre o seu jogo).
  • Evite fazer escolhas muito previsíveis como: manter o mesmo deck sempre que vence.
  • Jogar com criações próprias;
  • Personalize decks que sejam muito “manjados”, alterando algumas cartas, o que impede uma leitura completa por parte do adversário.

 

Espero que com estas dicas você consiga deixar todos os seus adversários se perguntando “Que tiro foi esse, viado?!” ?

#JogoLimpo

Comentários via Facebook
Clash Royale Dicas no Google Play