Salve pessoal, AFECT aqui, e hoje eu quero falar sobre desistir.

Não Desista - Clash Royale

Pra começar, eu gostaria de falar que existe uma grande diferença entre ser persistente (ou seja, não desistir) e insistir no erro (ser teimoso).

Persistência X Teimosia

Embora estas duas palavras tenham significados semelhantes, é bem comum ver a primeira sendo utilizada para descrever uma qualidade, enquanto a segunda descreve um defeito. Na prática, nem sempre é tão fácil de distinguir as ações de um e de outro, mas adiante vamos compreender as principais diferenças entre elas.

Entende-se por persistente a característica de alguém que é constante no que se propõe a fazer, que segue firme em seus propósitos e objetivos, mesmo diante de dificuldades. Enquanto de uma pessoa teimosa espera-se alguém que insiste no erro, alguém que espera obter resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas. Ao contrário da persistência, a teimosia é uma insistência cega, vamos ver um exemplo:

Vamos supor que dois jogadores estão lado a lado jogando videogame, e, repetidamente, estão perdendo na mesma fase. Nessa fase existe uma ponte enorme no final, que para ser atravessada precisa combinar entre momentos de corrida e momentos de salto.

O jogador que é teimoso decidiu que vai passar pela ponte apenas correndo. Ele tenta repetidas vezes, e mesmo percebendo que aquilo não está funcionando como ele gostaria, ele se mantém na mesma estratégia.

Já o jogador persistente, também tenta repetidas vezes passar pela ponte, mas ele experimenta diferentes estratégias que possam leva-lo ao fim da fase. Ele tenta passar pela ponte correndo, percebe que não dá certo, e decide passar por ela pulando, percebe que também não dá certo e que precisa achar o meio termo entre correr e pular que o permita passar por aquele trecho.

É de se esperar que o jogador persistente passará para a próxima fase, enquanto o teimoso continuará a correr pela ponte… Ser persistente significa não desistir dos seus objetivos, mas para alcançá-los pode significar que você precisará desistir das estratégias que comprovadamente não estão resultando em nada.

Ao apresentar a diferença entre esses dois termos minha intenção é mostrar que “não desistir” não é o suficiente, além disso você vai precisar empregar seu tempo e seus recursos de maneira eficiente e eficaz.

Desistir

Agora vamos falar verdadeiramente sobre desistir. Vamos começar conceituando?  Desistir é quando alguém intencionalmente abandona algo que estava fazendo.

As pessoas desistem das coisas por várias razões, mas a principal delas é o desalinhamento entre expectativa e realidade. Por exemplo, você acredita que subir para a próxima liga será fácil, mas ao tentar, percebe que aquilo dará muito mais trabalho do que parecia inicialmente, então você se frustra e desiste daquilo.

Uma solução simples pra isso é tentar não criar tantas expectativas em relação as coisas, achar que tudo será sempre muito bom ou muito fácil, é uma excelente maneira de se frustrar com frequência. Procure ser mais realista com o que espera das coisas, levando em conta que talvez aquela atividade possa levar mais tempo do que você pensa ou mesmo que aquele filme que você está aguardando ansioso pelo lançamento, talvez não seja tão legal quanto você gostaria que fosse.

Existe um ditado em inglês que diz assim: “No expectations, no disappointments”, que numa tradução livre seria algo como: sem expectativas, sem desapontamentos, em outras palavras, são nossas próprias expectativas elevadas que alimentam nossas frustrações.

As pessoas as vezes desistem também porque no meio do caminho percebem que aquilo pelo qual estão batalhando deixou de ser importante pra elas, ou até mesmo porque algo mais importante surgiu em suas vidas. Para essas situações, é uma decisão lógica abandonar esses objetivos para dar foco em outros, mas o que não faz sentido é quando as pessoas desistem de algo que elas querem muito, mas que por algum motivo acham que não são capazes de alcançar.

Uma das minhas principais inspirações para este artigo foi a imagem abaixo:

Acho que ela é bastante explicativa por si só, e retrata um cenário bastante recorrente: pessoas que estão extremamente próximas de alcançar tudo aquilo pelo qual lutaram e tanto sonharam, mas as vésperas de finalmente conseguirem, elas desistem…

Não existe um mapa dos sonhos, ou um despertador de objetivos que te mostre quando você está perto de alcançá-los, existem conquistas que são muito subjetivas e que as vezes ocorrem quando a gente menos espera, como exemplo posso citar um patrocínio no Clash Royale, talvez você esteja procurando por isso há algum tempo, mas parece que nada do que você tem feito está tendo resultados, mas esse é o típico caso em que quando você continua a se esforçar e fazer a sua parte vai acabar dando certo, talvez você fosse receber seu tão esperado “sim” na semana que vem, mas perdeu as esperanças e abandonou tudo…

Toda vez que você desiste de algo, pense que você pode ser o senhor de camisa branca, e que com mais uma ou duas tentativas finalmente alcançaria tudo que mais deseja.

Pode ter certeza que não faltarão pessoas tentando desanimar você, tentando te convencer que o que você quer é inalcançável ou que você é incapaz disso. Algumas dessas pessoas estarão assumidamente mal-intencionadas, no geral são pessoas frustradas, que a vida inteira desistiram das coisas que elas queriam, e que não suportariam o seu sucesso, e que assim desejam que você seja tão fracassado quanto elas.

Mas também haverá pessoas que até estão bem-intencionadas, mas que pela falta de preparo e sabedoria, também tentarão fazer você desistir das coisas que você tanto quer conquistar.

O que você precisa saber, é que a opinião de nenhuma delas pode definir quem você é e tampouco as capacidades que você tem, a menos é claro que você deixe que isso aconteça. Sempre que você pensar em desistir, pense quais foram os motivos que te levaram a começar, se eles ainda permanecem vivos pra você, você não pode desistir.

O tempo passa pra todos, sem distinções, a diferença é que os persistentes ao final do prazo possuem resultados, e os teimosos apenas desculpas.

Exemplos práticos

Agora vou te mostrar na prática qual costuma ser o comportamento do jogador teimoso, do desistente, e também do persistente:

O teimoso: joga com um deck defasado, faz jogadas precipitadas e nunca aceita conselhos. Passa a temporada inteira tentando e insistindo nas mesmas jogadas. Ele culpa a Supercell, culpa seu clan, culpa a sua internet, mas nunca reconhece que ele precisa se atualizar e treinar algumas jogadas. Vive estagnado e a longo prazo a tendência é que se torne um desistente.

O desistente: Ele quer muito alcançar a mestre 1, batalha, batalha, tenta e tenta, faltando 100 troféus para finalmente alcançar seu objetivo, ele começa a sentir a pressão de adversários mais experientes, começa a se render para pensamentos negativos de dificuldade e incapacidade, e chega a conclusão que vai deixar seu objetivo para a próxima temporada.

Vocês percebem? Ele fez a maior parte do percurso, dedicou horas e horas para alcançar se objetivo, e quando ele finalmente está prestes a alcançá-lo, ele olha pra baixo e sente que está alto demais, e desiste do seu objetivo. É bem comum que esse tipo de comportamento se torne um loop e a pessoa sempre adie seus objetivos por receio do fracasso.

E, finalmente, temos o jogador persistente: ele tenta, ganha, perde, assiste seus replays, vê onde está errando, chega perto dos seus objetivos e… Despenca. Mas ele já sabe como é o processo, então recomeça quantas vezes for preciso, pois ele sabe que tem capacidade e que é meramente uma questão de tempo até que chegue onde tanto quer.

As melhores coisas da vida costumam ser difíceis e extremamente disputadas, justamente porque muitas pessoas querem essas coisas, mas no fim das contas, você mesmo acaba sendo o seu principal concorrente, se você se prepara e se esforça, é só questão de tempo até conseguir, mas se você desistir, ninguém poderá fazer por você, e jamais dará certo.

O sentimento de refletir sobre sua vida e perceber que desistiu das coisas que mais gostaria de ter concluído, é certamente um dos piores que se pode ter. Se você quer muito algo (e isso serve pra todas as áreas da sua vida) não desista até que consiga, afinal, você pode estar mais perto do seu objetivo do que imagina.

#JOGOLIMPO

Comentários via Facebook
Clash Royale Dicas no Google Play