Salve, pessoal, AFECT aqui! E hoje iremos falar sobre Jogadores Tóxicos!

Comunidade de Jogadores Tóxicos em Clash Royale...

Contextualização

Vou começar contando um fato pra vocês: no passado, existiu um jogador no meu clã que vivia se queixando da Torre Inferno, para ele, a carta era muito forte e acabava com seu deck. Vários membros se sensibilizaram e tentaram ajudá-lo e aconselhá-lo sobre como lidar com a carta, e possíveis alterações que ele poderia fazer em seu deck (como incluir o Zap) para melhorar as chances dele nessa match.

No entanto, ele não aceitava as dicas de ninguém, continuava a jogar sem Zap e a fazer jogadas erradas ao enfrentar essa carta, e todos os dias, quando ele jogava, enchia o grupo com prints e reclamações sobre o jogo e a Torre Inferno, então, rapidamente, ficou claro que a intenção dele não era a resolução do problema, mas que o prazer dele estava em se tornar o foco das atenções com seus lamentos e reclamações (ainda que inconscientemente).

Logo o grupo passou a ter um clima mais tenso e desagradável para os demais membros, alguém que vive reclamando, além de se tornar chato, causa intoxicação nas demais pessoas, as reclamações desse membro só pararam depois que ele foi removido do grupo.

 

Conceituando

O exemplo anterior resume bem um comportamento tóxico e as consequências ocasionadas por um jogador tóxico, só que, mais do que isso, os jogadores tóxicos são aqueles que acreditam que tudo e todos estão contra eles, queixando-se e reclamando constantemente, o que alimenta ainda mais o seu pensamento de vitimização, e faz com que eles pensem que não têm nenhum poder sobre o direcionamento de suas vidas. Jogadores tóxicos estão sempre cercados de frustração e negatividade, o que gera para o grupo em que estão inseridos um clima de peso e desconforto, literalmente contaminando e matando tudo ao seu redor.

No jogo e também em sua vida, pessoas tóxicas são como vampiros, elas se alimentam da sua energia, e, como consequência, deixam todos ao seu redor mais tristes, desanimados… desmotivados.

Se pararmos para refletir, vamos perceber que todos nós agimos de maneira tóxica em um momento ou outro de nossas vidas, seja reclamando constantemente de algo ou sendo inconveniente na forma de tratar outras pessoas. Mas o grande problema são aqueles jogadores que acumularam tanta frustração e negatividade em si, que apresentam um comportamento tóxico o tempo inteiro.

A tendência é que essas pessoas sejam excluídas e isoladas dos grupos que pertencem, pois, instintivamente, nosso comportamento é tentar nos afastar delas, afinal, ninguém aguenta uma pessoa que o tempo inteiro só tem coisas negativas a dizer…  E, por mais que nenhum de nós seja imune a apresentar esse tipo de comportamento, assim como nossas habilidades, o nosso emocional e psicológico podem ser treinados para que possamos minimizar esses comportamentos no nosso dia a dia. A fim de que sejamos pessoas mais agradáveis, equilibradas e conscientes, e que tais ocorrências sejam eventos isolados em nosso cotidiano.

É de fundamental importância para o seu bem-estar (e das pessoas com quem você convive) ser capaz de reconhecer quando você está se comportando negativamente, para que esse comportamento seja moldado e você consiga visualizar as coisas através de um viés mais positivo, buscando tirar lições e aprendizados de situações de dificuldade e frustração.

 

Algumas características de Jogadores Tóxicos

Alguns sintomas de jogadores tóxicos:

  1. Levam tudo pro lado pessoal

Quando algo não sai do jeito que eles gostariam, rapidamente chegam à conclusão que são odiados pela SuperCell, e que estão sendo perseguidos pelo matchmaking do jogo…

2. São invejosos

Jogadores tóxicos se sentem diminuídos pelas conquistas dos outros, e sempre acham que aquela conquista deveria ser deles, e que a outra pessoa só conseguiu por sorte.

3. Agem sempre como vítimas

Quando os resultados não são os desejados, eles são incapazes de perceber a parcela de culpa deles na situação, achando que todo o universo está conspirando contra eles.

4. Acumulam dores e perdas

Jogadores tóxicos têm muita dificuldade em superar as coisas ruins que lhes acontecem, então, eles estocam toda essa negatividade, e, dali em diante, tudo de ruim que lhes acontece parece ser muito pior do que realmente é, por conta da carga acumulada.

5. Tem pensamentos negativos obsessivos

É algo próximo ao pessimismo, só que de forma constante, o jogador sempre acha que vai fracassar e que não é capaz de conseguir, mas não busca aprimoramento, apenas reclama da situação em que se encontra.

6. Falta de autocontrole emocional

Jogadores tóxicos usualmente se irritam e perdem o controle, partindo para ofensas e grosserias contra as pessoas a sua volta, que, normalmente, de nada são culpadas pela situação que lhes aconteceu.

 

Conclusão

É cientificamente comprovado que se você ficar numa postura correta, encher seus pulmões de ar e (ainda que sem motivos) começar a sorrir, dentro de alguns instantes você começará a se sentir mais alegre, e o oposto também é verdade: se você se encolher e fizer cara de bravo, em alguns instantes começará a se sentir assim.

Aquilo que está em nossos pensamentos e sai de nossas bocas é capaz de alterar nosso humor e o das pessoas que estão ao nosso redor, sendo assim, procure ser uma pessoa positiva, que enxerga as coisas pelo lado bom e tenta tirar lições de acontecimentos ruins.

Temos que procurar nos cercar de pessoas boas, pessoas alto astral, que nos ensinam algo e que ficam felizes com a nossa felicidade. A experiência mostra que se relacionar com gente tóxica é perda de tempo e energia, se existem pessoas tóxicas contaminando sua vida, o melhor que você tem a fazer é afastar-se delas na medida do possível.

E, não poderíamos deixar de comentar também, que existem muitas pessoas que acabam sendo tóxicas não com os outros, mas consigo mesmas, se cobrando exageradamente e se culpando por tudo o que acontece de ruim ao seu redor. E, talvez, esse tipo de toxina seja ainda pior, pois não há como fugir de si mesmo, e é péssimo quando nossa própria mente está o tempo todo nos sabotando. Mas, compreenda, eu estou aqui hoje pra te alertar sobre isso e dizer que, felizmente, essa “toxidade” pode ser facilmente vencida!  Nossa mente deve ser diariamente treinada: cercando-se de pessoas boas; buscando ver o lado bom de situações ruins e retirando aprendizados delas; nos concentrando em alterar as coisas que dependem de nós e só aceitar as que não dependem; e procurando agir mais, ao invés de nos lamentarmos.

Uma comunidade tóxica afasta novos jogadores.
Um jogo que não recebe novos jogadores tende a deixar de existir.

#JogoLimpo

Comentários via Facebook
Clash Royale Dicas no Google Play