Salve pessoal, AFECT aqui, e no nosso artigo de hoje abordaremos um tema bastante recorrente sempre que existem conversas a respeito do jogo, “afinal, até onde é possível chegar no jogo sendo free to play?”, e eu prometo pra você que serei bastante honesto, e não vou fazer qualquer tipo de maquiagem na verdade.

Acho que é claro pra todos que a Supercell é uma empresa, e que, portanto, têm sua sobrevivência associada aos lucros que obtém através da sua prestação de serviços e venda de produtos. Uma vez dito isso, é de se esperar que aquelas pessoas que investem no jogo, tenham um retorno maior.

Quando analisamos a maneira como o Clash Royale funciona, fica bem claro que o dinheiro funciona como um acelerador das coisas, pois investir no jogo não te dá acesso a qualquer tipo de produto diferenciado, ele simplesmente tem potencial para aumentar a quantidade de recompensas que você recebe, e claramente isso gera um salto na sua evolução no jogo.

Sendo assim, na teoria, qualquer jogador, ainda que opte por jamais investir qualquer quantia, pode ter uma conta maximizada. Mas, na prática, isso demoraria tanto tempo para acontecer, que basicamente se torna algo impraticável. E com isso surge a pergunta: qual é o limite de progressão de um jogador F2P então?

E novamente caímos no ponto de que, na teoria, não há uma restrição, eu particularmente conheço jogadores que baixaram o jogo próximo ao seu lançamento, e que optaram por não investir nenhuma quantia, e ao longo de sua jornada fizeram boas escolhas e utilizaram bem os recursos que tinham, e hoje contam com 2 ou 3 decks maximizados.

O que fica muito claro é que normalmente o jogador free to play é mais sensível as variações que acontecem no jogo, pois, normalmente, ele não tem como fugir muito daquele escopo de cartas que conseguiu deixar num bom nível, sendo muito mais penalizado quando acontecem alterações no jogo que de alguma forma prejudicam o deck principal dele.

Como eu disse antes, meu papel aqui é ser sincero com você, e te dar um panorama real sobre as limitações que os jogadores F2P enfrentarão no jogo, e apesar de ainda ter algumas mecânicas que poderiam ser otimizadas, atualmente o jogo está bem mais amigável do que já foi no passado, sobretudo com a introdução dos tokens de troca, e aumento na quantidade de ouro que se ganha.

Sendo assim, não vou te dizer que como um jogador free to play você estará batendo de frente com os melhores jogadores do mundo no top global, mas certamente é possível alcançar ligas elevadas e superar a marca 5000 ou quem sabe até 6000 troféus, temos exemplos de jogadores que já fizeram isso tendo um único deck upado e sem gastar dinheiro no jogo, certamente a dificuldade é mais elevada, o cenário não é dos mais convidativos, e eu diria até que é algo improvável para a maioria dos jogadores, mas não é algo impossível.

Resumindo então tudo o que eu disse até agora, para um jogador F2P, as coisas realmente costumam ser bem mais lentas, quando comparadas a alguém que investe no jogo; porém, por mais que essa lentidão possa representar uma barreira inicialmente, fazendo as escolhas certas, investindo seus recursos com sabedoria, focando em decks eficientes que não sejam repletos de cartas épicas e lendárias, é plenamente possível ter cartas maximizadas em seu deck e alcançar faixas bem altas de troféus. O grau de evolução da sua conta estará diretamente ligado ao tempo que você joga.

Porém, esteja ciente de que se você fizer escolhas ruins ao longo da jornada (como por exemplo upar um deck que não se mostrou eficiente a longo prazo) a punição tende a ser mais severa, pois normalmente as opções de decks são um pouco mais restritas. Mas é importante lembrar que todos podem jogar, se divertir, se aventurar, ganhar, perder, gritar e se emocionar independente de qualquer fator, afinal, não deixa de ser um jogo, e poder relaxar com ele continua sendo um de seus principais atrativos.


Gostou desse artigo? Tem vontade de aprender mais sobre o jogo e suas mecânicas? Então eu gostaria de te convidar a conhecer meu serviço como coaching, que é ideal para quem quer receber uma atenção particular, voltada para o seu aprimoramento como jogador, recebendo suporte e dicas variadas em tempo real sobre como jogar e raciocinar de maneira mais eficiente, maximizando seu tempo e recursos dentro do jogo. Para maiores informações, entre em contato comigo através do e-mail [email protected] e agende seu horário.

Comentários via Facebook
Clash Royale Dicas no Google Play