Criar um clã é uma tarefa fácil, só vai te custar 2.000 de ouro… mas a manutenção dele é outra história! Tenho visto muitos grupos de jogadores vindo do Clash of Clans vindo para o Clash Royale e isto até parece simples, mas depois de algumas semanas esses clãs são abandonados. Isto acontece por alguns motivos, desde os membros até os líderes. Ao contrário de Clash of Clans, aqui no Clash Royale não tem um bate-papo global, de modo que não há outro jeito de recrutar novos membros para o clã.

Alguns jogadores aqui querem começar o seu próprio clã, então hoje vou dar algumas dicas importantes de como planejar um Clã no Clash Royale!


Convide seus amigos

Primeira coisa de tudo. Você precisa de alguns amigos de confiança que você sabe que vão ajudar a crescer o clã. Você realmente não precisa de um jogador visando troféus. Se você quiser construir um clã bem sucedido, você vai precisar de pessoas que não vão deixa-lo na mão.

Defina Regras para o Clã
Definir regras básicas é uma das coisas mais importantes para manter um clã. Defina regras e diga a todos os membros o que podem e o que não podem fazer. Ao criar-las, você vai tornar o clã bastante organizado. Isso também vai ajudar os novos ou até possíveis membros interessados a saberem o que esperar do clã. Tenha em mente que um jogador que se juntou ao seu clã por causa dos benefícios que ele pode receber e ao mesmo tempo ele quer melhorar suas habilidades, decks e outras coisas. Como exemplo vou listar algumas regras comuns em clãs de grande destaque:

  • Ser ativo – Comunique-se com outros membros do clã. Dê dicas, ideias, truques e se divirta. Um bate-papo ocupado e ativo é uma comunidade positiva.
  • Sem membros que ficam saindo e entrando – Um clã com esse tipo de membro, que entra, sai e em seguida pede pra entrar de novo não é legal, tanto pela questão de organização, posicionamento no ranking e não poder contar com ele quando precisar.
  • Compartilhe seus replays – compartilhando um replay com seus amigos de batalhas anteriores é um bom meio de criar uma interação com novos assuntos e ideias, sem falar que você pode pegar dicas para melhorar suas habilidades de jogo.
  • Doação mínima por temporada – Esta é uma das melhores regras que um clã pode ter. Se um dos membros não cumprir a doação minima por temporada, dê uma aviso ou uma punição, seguida de uma outra chance mas evitando com que isso aconteça novamente (se não é ban)
  • Sem discussões – Mantenha um clima de paz no seu clã. Não é saudável se os seus membros do clã estão brigando. Um desses jogadores vai deixar o clã ou pior ainda, os dois podem sair. Este tipo de situação pode frustrar os outros membros, criando um caos no seu clã.
  • Não repetir pedidos – Uma das regras que temos atualmente no clã Warriors BR (no qual estou) é de não repetir pedidos de cartas


Eventos no clã

Como este é um jogo competitivo em tempo real, um torneio de clã é uma ótima coisa para ser feita com a galera. O líder deve pelo menos dar inicio a um torneio com todos os membros. Ter um torneio ou alguma atividade parecida vão dar razão para os jogadores não deixar o clã. Você pode definir um torneio pelo menos uma vez por mês, no qual vai premiar os primeiros jogadores do ranking com uma boa quantidade de cartas.

Doações
Mesmo que já tenha isso nas regras do clã, que é de doação mínima, ainda é bom reforçar a doação de cartas o máximo que puder. Doe cartas que você não estiver usando, você não tem que se limitar a doar cartas, desde que você também receba algo em troca quando pedir.

Expulse membros inativos
Mantenha seu clã vivo. Membros inativos estão apenas ocupando o espaço de alguém que esteja interessado em ajudar no seu clã. Mas antes de kicka-los, notifique primeiro. Dê pelo menos 24 horas para explicar o porque não esta ativo, informe de que ele será removido do clã caso ele não explique o motivo. As vezes este membro tenha algum amigo no clã e esteja passando por um momento pessoal difícil e este pode dizer. Não q isto vai impedir de remove-lo, mas dará uma chance para voltar quando estiver tudo certo.

Ranking de membros
Tente preencher a classificação dos seus membros. Dê o título de co-líder para aqueles que o merecerem. Como líder você deve nomear co-líderes que tem u bom desempenho no clã. Dê isto para aqueles mais antigos, que pelo menos estão a mais de uma semana com doações ativas e seguindo as regras. Não é recomendado dar um cargo para novos membros, podemos ver inúmeros casos de membros q são despedaçados por pessoas mal intencionadas.

Paciência!
Construir um clã bem sucedido não é uma corrida. Um clã de sucesso consiste em ter membros ativos e leais. Você não precisa de pressionar um membro para alcançar uma quantidade de troféus em particular. Apenas incentivá-los a alcançar essa meta o mais rápido que puder.

Então é isto clashers! Espero que vocês tenham gostado do post e sigam isto em seus clãs, não tenha dúvida de que vão ter sucesso o quanto antes! E aproveitando o assunto, curtam nossa página no Facebook, lá semanalmente eu faço um post fixo para que a galera possa divulgar o clã nos comentários, com isto vocês podem recrutar ou até mesmo encontrar outros clãs.

Comentários via Facebook
Clash Royale Dicas no Google Play
28 anos, ProBlogger, Goiano, Entusiasta pelos Games da Supercell, por criação de conteúdo pra internet e tecnologia! E claro, viciado em Clash Royale...