No começo desta semana aconteceu mais uma rodada de mudanças no Clash Royale, onde 9 cartas sofreram alterações e dentre os destaques foram para os Goblins Lanceiros, o Megacavaleiro, o Mago e mais!

E como já é de costume, sempre que acontece um balanceamento, muitos jogadores começam a questionar a Supercell, do motivo de certos Nerfs/Buffs. Então reafirmando o compromisso de manter o jogo mais equilibrado, com mudanças todo mês (leia mais neste link), e de como essas mudanças são planejadas, a equipe do Clash Royale fez um AMA no reddItAsk Me Anything (em tradução livre: “Pergunte-me Qualquer Coisa”), só com perguntas relacionadas a BALANCEAMENTOS!

Com isto o membro do reddit /u/BadW0lf-52 fez um post compilado, reunindo as Perguntas e Respostas! Tem muito conteúdo relevante, para você que só sabe questionar os balanceamentos e não sabe o motivo pelo qual a sua carta preferida não é melhorada simplesmente por que você quer! ;P

O que é BUFF e Nerf?

Antes de tudo, vamos reforçar mais uma vez, o que significa os termos BUFF e NERF, para os jogadores que estão chegando agora e não estão familiarizados com os termos.

  • BUFF: Melhoria na carta! Quando uma carta está fraca e é melhorada, para corresponder melhor na arena (de forma direta ou não) contra outras cartas.
  • NERF: Redução de efetividade. Geralmente aplicada em cartas que estão mais eficientes do que deviam.

Então vamos lá! Aqui está a lista de perguntas e respostas:

P: Por que o Sparky não foi melhorado?

R: O Sparky está em um bom lugar. Os Pro’s estão obtendo bom uso dele na CRL e ele também tem uma boa taxa de utilização/taxa de vitórias. Ele oferece alto risco/alta recompensa e faz um bom trabalho com isto.

 

P: A comunidade influencia no Balanceamento?

R: Sim. As seguintes cartas já foram equilibradas com base nas preocupações da comunidade:

  • Goblin com Dardo sendo capaz de acertar 2 Servos
  • Aumento de custo do Coletor de Elixir (de 6 de elixir para 5)
  • Esqueletos do cemitério vindo da borda do raio do feitiço

 

P: As cartas negligenciadas serão equilibrados também?

R: Sim, graças a alterações de balanceamentos mensais. Algumas cartas precisam de atualizações do aplicativo, mas para outras faremos isso de forma mais consistente.

 

P: Por que o Aríete de Batalha foi nerfado?

R: Ele faz muito dano quando é respondido*. Tem uma taxa de vitória de 55% enquanto o Corredor tem 47% em Desafios. Em vez de um nerf direto, apenas ajustamos as cartas mais subutilizadas contra essa carta para torná-las mais atraentes.

 

P: Os dados do StatsRoyale são confiáveis ​​em relação aos dados internos da Supercell?

R: Nós pegamos dados de todos as partidas, enquanto o StatsRoyale não. Isso nos dá uma visão melhor sobre quais cartas são ignoradas e muito utilizadas e quais balancear.

 

P: Vocês já consideraram diminuir o alcance do Barril de Bárbaro para torná-lo um tronco mais defensivo?

R: Nós não queremos que os papéis do Tronco e do Barril de Bárbaro se sobreponham, por isso não deixamos ele empurrar tudo. Vamos melhora-lo sem deixar que ele sobreponha às propriedades do Tronco.

 

P: Vocês são influenciados pelos pensamentos dos jogadores profissionais sobre quais cartas equilibrar?

R: Sim!

 

P: Seth (conhecido com RumHam, analista e host de eventos de CR, que agora é funcionário da SC) forçou vocês a liberarem mudanças mensais no balanceamento do jogo?

R: Não. Isso foi decidido antes do Seth se juntar a time. Ele foi contratado porque queríamos que alguém equilibrasse as cartas mensalmente.

 

P: A equipe já considerou a alteração de mais que 8 cartas de uma vez por balanceamento? Isso representa menos de 10% do conjunto atual de cartas.

R: Foi o que fizemos desta vez. Nós balanceamos 9 cartas. Nós balanceamos cartas baseados em se eles precisam de equilíbrio ou não, não por uma questão de balanceamento. Além disso, não podemos equilibrar muitas cartas ao mesmo tempo, pois isso cria muitas variáveis ​​para nós controlarmos.

 

P: Quais fatores a equipe considera ao selecionar as cartas para o balanceamento? E em que ordem de importância? Ou seja: Utilização, Vitórias e etc?

R: Feedback da Comunidade, Estatísticas e verificação de sanidade (interações, diversão para jogar e impactos de longo prazo da carta).

 

P: Por que o Patifes não foram nerfado?

R: É uma carta nova.  Quando foi introduzida pela primeira vez, apenas pros e bons jogadores puderam jogar com ela, então eles aumentaram suas estatísticas de vitórias porque são bons jogadores. Sua taxa de vitórias está continuamente diminuindo, uma vez que mais pessoas têm acesso a carta. Se a carta ainda tiver uma alta taxa de vitórias depois de um tempo, nós a nerfaremos. Além disso, seus counters: Lançador, Valquíria e Mago foram todos buffados.

 

P: Por que o Bombardeiro e a Bruxa não foram melhorados?

R: Não há tempo suficiente.

 

P: Quanto vocês testam as cartas antes do lançamento?

R: Algumas cartas são ótimas logo de cara, outras não. Nós testamos aquelas que não precisam de muito para torná-las viáveis.

 

P: Vocês vão nerfar as 3 Mosqueteiras?

R: 3M não são OP, o bait de feitiços sim é. Por isso, estamos buffando o Mago e a Valquíria para encaixar no meta de spell-bait (isca de feitiços) e se tornarem uma alternativa para a Bola de Fogo e o Veneno.

 

P: Como vocês abordam o balanceamento de cartas de nicho, como Sparky ou Arqueiro Mágico?

R: Nós nos aproximamos dos seus aspectos únicos. O tiro único do Sparky é a sua característica única, por exemplo.

 

P: Clone e Cura serão Buffadas?

R: Aguente firme! Estamos visando as próximas mudanças no Clone e da Cura, mas elas não são coisas que podemos realizar com uma única manutenção, elas exigem uma atualização do aplicativo para serem testadas.

 

P: Ao balancear cartas, vocês prefeririam nerfar cartas que são muito poderosas ou buffar cartas que não são poderosos o suficiente?

R: Nós preferiríamos buffar cartas com pouca potência até um nível de potência padrão.

 

P: Mais ouro?

R: Adicionamos continuamente mais ouro por meio de novos recursos.

 

P: Por que os Goblins Lanceiros foram retrabalhados?

R: Cartas com Goblins Lanceiros sempre tiveram ótimas taxas de vitória. Agora é mais difícil ter um acúmulo de Cabana de Goblins com muita facilidade.

 

P: Buff do Esqueleto Gigante?

R: Estamos considerando isso. Nós não vamos tornar muito forte o spam na ponte (Bridge Spam) no entanto.

 

P: Buff do Lavahound?

R: Está em um posicionamento estranho. Não é muito fraco nem muito forte, poderia ter uma pequena melhora no entanto.

 

P: Quais métricas vocês usam para equilibrar uma carta?

R: Ranking do Push (ladder), Desafios (de partidas de 8-12 vitórias), Clássico/Grandes Desafios e resultados de eSports (por exemplo: CRL).

 

P: Por que vocês querem que todas as tropas consigam acabar com os esqueletos com 1 hit? Cartas baseados em esqueletos estão todas lutando no META.

R: Apenas a Bruxa precisa de um buff, as outras cartas estão bem.

 

P: Correção da subida no ranking de troféus (ladder)?

R: Estamos trabalhando continuamente nisso. Quando chegarmos a uma ótima solução, ficaremos felizes em compartilhar com vocês.

 

P: O Mago é muito forte no ladder, por que buffar?

R: Todas as reclamações sobre o Mago eram sobre ele em nível alto. Os Magos tiveram 38% de taxa de vitória na CGs, o que torna uma carta fraca.

P: Buff na x-Besta?

R: Ela está em um ótimo lugar ao lado do Morteiro. Nós não queremos que a raridade afete a força.

 

P: Nerf nos Bárbaros de Elite e Gigante Real?

R: A questão não é a força, é o nível alto. Queremos consertar isso incentivando as pessoas a melhorarem mais de um deck por meio de: Modos especiais de jogo, Missões específicas de tropas e Guerras de Clãs.


Então estas foram as perguntas que foram respondidas, como disse no começo do post, várias perguntas tiram dúvidas frequentes e curiosidades sobre como são feitos balanceamentos e como uma carta é escolhida para ser equilibrada!

Gostaram do conteúdo? Então compartilhe o LINK do post com seus amigos no whatsapp e grupos!

Comentários via Facebook
Clash Royale Dicas no Google Play
28 anos, ProBlogger, Goiano, Entusiasta pelos Games da Supercell, por criação de conteúdo pra internet e tecnologia! E claro, viciado em Clash Royale...