Salve, pessoal! AFECT aqui! E o texto de hoje é voltando às origens, falando de aspectos mais emocionais e psicológicos que influenciam diretamente na sua gameplay. Você vai perceber que as dicas não se aplicam somente ao jogo, mas para qualquer área da sua vida que você queira, vamos lá!

Ressignificar no Clash Royale

Imagine que você e seus amigos tinham uma viagem para Fernando de Noronha, para relaxarem, se divertirem, aproveitar uma praia e quem sabe até pegar um bronze… Mas, ao chegar no hotel, o clima muda repentinamente e aquele que deveria ser um final de semana ensolarado, acaba virando uma tempestade tropical que simplesmente não permite que vocês saiam do hotel.

Certamente é algo muito frustrante, não é verdade? Muitos possivelmente diriam que perderam o fim de semana, ou até mesmo que foi o pior fim de semana de suas vidas. Alguns se sentiriam culpados, tristes, decepcionados… Algo que estava completamente fora do alcance deles e que não poderia ser previsto aconteceu, e os obrigou a mudar tudo o que haviam planejado.

Ressignificar, como o próprio nome sugere, trata-se de dar um significado novo para um acontecimento, é o tipo de coisa que é muito mais simples de falar do que de fazer, mas que, com um pouquinho de treino, pode impactar grandemente as nossas vidas.

Voltando ao nosso exemplo, ficar ilhado no hotel não é nada divertido, não é verdade? Mas o ressignificar nos diz para que diante de uma adversidade ou frustração, a gente tente olhar para as possibilidades e oportunidades geradas, de fato você ficou impedido de sair, mas você pode utilizar aquele tempo para fazer outras coisas que você também goste, você pode terminar a leitura daquele livro que ficou pela metade, ligar para amigos que não conversa há muito tempo, dormir um pouco mais, rever o seu filme favorito… As oportunidades são muitas. Ressignificar não é fingir que está tudo bem, mas olhar através da frustração e aproveitar as oportunidades que você identificar.

Ressignificar é importante pois a nossa postura diante de uma situação, tem o poder de alterar completamente os rumos que ela tomará. Se somos irritados e negativos, você concorda que vamos nos fechar naquele acontecimento sem conseguir olhar as possibilidades que surgem em virtude dele, e os resultados acabarão sendo opostos aos que veríamos se olhássemos de forma positiva e alegre?

Trazendo para o contexto do Clash Royale, muitas vezes as coisas não irão ocorrer da forma como você imaginou ou planejou, e caso você deixe os sentimentos de raiva te dominar, as coisas tendem a parecer ainda piores e tomar rumos que não serão emocionalmente saudáveis. Passe a olhar os momentos em que as coisas deram errado como momentos de treinamento, de aprendizado… Pois, no fundo, é isso que eles acabam sendo. Mas quando nos enchemos de ódio e falamos um monte de coisas negativas como “eu odeio isso”, “eu perdi horas do meu tempo”, atitudes como essas têm realmente o poder de estragar o seu dia, pois nos enchemos de ressentimentos e raiva, e acabamos, por vezes, até mesmo eliminando o aprendizado que devia ter sido adquirido.

Vamos para um exemplo prático: Um jogador ficou 2 horas jogando Clash Royale buscando alcançar a liga mestre 2, ficou a 1 partida mas não conseguiu. Existem duas maneiras de enxergar isso, na primeira delas veremos o acontecimento da maneira mais negativa possível, e na segunda tentaremos ressignificar esses fatos para algo que seja edificante:

  1. “Meu Deus, que jogo lixo, só tem gemado, perdi duas horas do meu tempo a toa, só encontro counter…”
  2. “Por mais que eu ainda não tenha conseguido subir de liga, eu estou ficando cada dia melhor, hoje eu quase consegui, mas com as coisas que aprendi, provavelmente amanhã eu terei um resultado melhor.”

Vocês percebem que, por mais que ambas as falas refiram-se a mesma situação, uma gera aprendizado, enquanto a outra o rejeita? Novamente, não digo que é simples fazer isso, é uma atitude que deve ser treinada e praticada diariamente, mas certamente é algo recompensador e saudável para nós. Olhe o mundo através das oportunidades que ele te oferece, e não pelas limitações que ele te impõe.


Comentários via Facebook
Clash Royale Dicas no Google Play