Olá Pessoal! Neste post trago uma tradução da thread lá do reddit /r/ClashRoyale, em que o Seth (responsável pelos Balanceamentos do jogo) fez falando sobre Balanceamentos, discutindo sobre o META atual e por que a Supercell não fez um nerf de emergência…

Leitura altamente recomendada, confira abaixo!


Pensamos em publicar um feedback e informações sobre a meta atual, alterações no balanceamento da 4ª temporada e o que ocorrerá na 5ª temporada.

Este post mostrará por que não estamos fazendo alterações de balanceamento no meio da temporada e as opções por trás dessa decisão.

A Temporada 3 e os nossos aprendizados…

Quando reformulamos inicialmente o Executor, reagimos aos comentários de pré-lançamento sobre a força dele e fizemos um nerf de emergência com muito menos teste de reprodução do que o habitual (sem tempo para um ciclo formal de teste) antes do início da terceira temporada. O resultado foi um Executor fraco e que a maioria dos jogadores que o utilizavam se sentindo decepcionados. Isso também invalidou os vídeos criados por nossos Criadores de conteúdo e tornou imprecisos nossos próprios vídeos de balanceamento, o que não era bom para quem queria informações precisas sobre o balanceamento da terceira temporada.

Optamos por fazer uma ‘manutenção pré-CRL’ única para ajustar o Pescador e o Executor e não afetar as partidas naquela semana, com uma promessa interna de não tornar isso algo normal. Qualquer mudança de emergência é um pesadelo do ponto de vista da comunicação, porque a grande maioria de nossos jogadores assiste apenas a vídeos oficiais ou a mensagens no jogo e não está em contato com as discussões do Twitter ou do Reddit. Alterar uma carta aparentemente sem mensagens (mesmo que esteja em todo o YouTube, Reddit ou Twitter) é um mau hábito que não pretendemos tomar.

Nossa maior preocupação com uma mudança no meio da temporada foi estabelecer o precedente que podemos e devemos fazer com frequência. Este mês confirmou a preocupação – embora o meta tenha sido impactado pelas mudanças recentes, ele é uma carta múltipla sem uma solução ‘fácil’. Não queremos que a comunidade solicite alterações emergenciais no meio da temporada toda vez que uma carta é considerado muito forte, mas foi exatamente isso que aconteceu. A culpa é nossa, pois tomamos uma decisão na terceira temporada e estabelecemos uma expectativa de que isso possa ser uma possibilidade.

Então, por que não fazer mudanças de balanceamento no meio da temporada?

Precisamos de tempo para dados e testes de reprodução

Os jogadores começaram a pedir um nerf de emergência da Bruxa e Destruidores de Muros logo 48 horas após a atualização do balanceamento ser lançada. Geralmente, nunca reagimos nesse período, porque não há informações suficientes para tomar uma decisão fundamentada. As cartas que parecem boas no início da temporada verão seus resultados diminuírem com o decorrer da temporada.

Isso aconteceu este mês – os Destruidores de Muros tiveram uma queda nas suas estatísticas iniciais, enquanto a Bruxa alavancou mais. Sabemos agora que os Destruidores de Muros precisam de um nerf menor que o da Bruxa, que pode precisar de um nerf maior do que se pensava inicialmente. Se tivéssemos que tomar essa decisão depois de apenas alguns dias, é possível que tivéssemos nerfado demais os Destruidores de Muros e o nerf da Bruxa não ter sido o suficiente. Isso pode nos colocar de volta à posição de sermos solicitados a fazer mais uma mudança no meio da temporada – é uma ladeira escorregadia.

Este mês optamos por deixá-la jogar fora – enquanto várias cartas estão muito poderosas, a graça salvadora da temporada é que ela é uma carta variada*. Se fosse apenas uma carta em 60% das partidas, o cálculo poderia ser diferente. Mas existem decks dominantes sem Bruxa ou Destruidores de Muros. Existem decks dominantes sem Golem de Elixir ou Pescador. Mesmo se todas as quatro cartas estiverem um nível acima do nível de poder, elas estão jogando uma na outra e criando um meta próprio. Nos sentimos à vontade para deixar isso acontecer por mais duas semanas e fazendo o possível para acertar em uma mudança que chega dentro do cronograma.

Os Comentários da comunidade…

Vou deixar o /u/Supercell_Drew assumir a liderança neste aqui.

Drew: Nosso objetivo é que cada reformulação chegue à margem da taxa de vitória de 50%, mas nem sempre esse é o caso. Queremos que uma reformulação para sair no lado forte (mas não muito forte!) do meta, ou então uma reformulação dessa pode parecer inútil ou sem impacto. No entanto, este mês foi uma mistura de muitas cartas sinérgicas fortes que elevaram o meta de uma só vez, criando uma seleção restrita dos ‘melhores decks’.

Sabemos que o meta deste mês causou transtornos na comunidade. Vários membros da equipe do Royale leem o Reddit e o Twitter diariamente e a falta de ação imediata do nosso lado não significa que não estamos ouvindo e prestando atenção. Temos muitas opiniões expressas ao mesmo tempo e meu trabalho é levar tudo em conta e filtrar isso para o resto da equipe, para que possamos tomar as decisões melhores para o jogo (com backup de dados sempre que possível).

Com base no cenário ‘nerf de emergência’ do mês passado, decidimos que, embora as estatísticas mostrassem vários problemas com as cartas, não beneficiaria a base de jogadores a reagir em pânico em um ciclo semanal.

Desde que começamos a fazer alterações de balanceamento, todas elas foram as “piores de todas”, cada meta é “o pior meta de todos” para alguém, e temos uma responsabilidade com a base de jogadores para tomar decisões informadas usando os dados e ferramentas à nossa disposição, em vez de reagir de maneira instintiva a opiniões ou postagens que ganham força (como Seth discutiu em seu ponto acima). Mesmo que essas postagens e opiniões façam grandes pontos (o que costumam fazer), ainda queremos reservar um tempo para fazer as coisas corretamente.

Sabemos que, se não dermos um nerf imediatamente em cartas, pode parecer que não estamos ouvindo ou ‘não nos importamos’ (como eu vi por aqui no subreddit na semana passada), mas esperamos que, ao sermos abertos sobre nossos processos neste post, você possa entender melhor por que fazemos as coisas que fazemos!

Então o que vem depois?

Bem, primeiro, podemos confirmar duas coisas:

  1. Não vamos ter uma reformulação em Novembro. Precisamos fazer uma pausa e recuperar o meta para ficar estável e equilibrado antes de lançar mais reformulações no mix. Temos algumas coisas emocionantes planejadas e testadas e provavelmente traremos em dezembro, se as coisas estiverem acertadas.
  2. A Bruxa, Destruidores de Muros, Pescador e Golem de Elixir receberão nerfs de impacto variável garantidos em Novembro. É claro que todas essas cartas estão distorcendo o meta em torno delas e nenhuma carta pode ser nerfada para que tudo volte ao normal.

Como sempre, obrigado pelo seu feedback, seus tweets, memes, posts empenhados, vídeos, os quais nos levam a tomar decisões que moldam o equilíbrio deste jogo (mesmo que isso não aconteça imediatamente).

Anunciaremos as alterações finais do Balanceamento da 5ª temporada na próxima semana, portanto, fique atento!

Vejo você na Arena,

Seth, Drew e a equipe Clash Royale


 

Comentários via Facebook
Clash Royale Dicas no Google Play
28 anos, ProBlogger, Goiano, Entusiasta pelos Games da Supercell, por criação de conteúdo pra internet e tecnologia! E claro, viciado em Clash Royale...