Salve pessoal, AFECT aqui mais uma vez. Sejam todos muito bem-vindos a mais um artigo em que falaremos sobre a psicologia que se encontra inserida sutilmente no Clash Royale e os estados mentais e estratégias que podem conduzir um jogador do princípio à maestria.

Com a chegada de uma nova temporada ranqueada, e uma atualização gigantesca neste mês de Outubro, não consigo imaginar um momento mais propício do que este para falarmos de Metas, Planos e Objetivos, que te auxiliarão a dominar o jogo e monitorar o seu progresso.

Existe um antigo ditado que diz que “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”, ou seja, se você não tem objetivos, o mais provável é que você se perca e não chegue a lugar nenhum. Este conhecimento é algo que já está há muito tempo no subconsciente da humanidade, quer ver uma prova disso? Desde criança escutamos das mais variadas pessoas: “o que você quer ser quando crescer?” Eles já estavam didaticamente tentando nos ensinar que devemos objetivar algo e trabalhar para que aquilo se concretize.

E hoje eu pergunto pra você: O que você quer no Clash Royale?

Passo 1: Compreendendo e definindo objetivos

Vamos começar pelo mais simples que certamente todos já devem saber: Um objetivo se traduz em algo que você deseja alcançar. Seu objetivo pessoal pode ser um novo emprego, um carro novo ou uma promoção no trabalho, por exemplo. O que a maioria dos objetivos têm de semelhante entre si é o fato de necessitarem esforço para serem alcançados, e ter uma recompensa atrelada a eles, seja material ou emocional.

Trazendo para o Clash Royale, alguns exemplos de objetivos podem ser:

– Deixar sua conta nível 13;
– Maximizar uma carta;
– Alcançar determinada liga ou arena;
– Entrar no ranking;
– Conseguir 12 vitórias em um desafio;
– Alcançar 50 mil em doações;

Talvez você olhe para estes exemplos e pense: “poxa, eu gostaria de alcançar todas essas coisas”, e eu te respondo: isso é ótimo! Não há nada de mal em ter múltiplos objetivos, se formos analisar bem, veremos inclusive que alguns deles se complementam. Mas o meu conselho é dar um passo de cada vez, focando sempre naquilo que está mais próximo de se concretizar. Por exemplo, entre maximizar sua conta e alcançar 50k de doações, no geral as doações acontecerão bem antes, então foque-se primeiro naquilo que acontecerá antes, pois no final acabará sendo como uma meta para o seu grandioso objetivo final.

Independente de qual seja o seu objetivo, é de se esperar que isso exija um certo tempo e esforço para conseguir, ter objetivos te ajuda a se manter animado, motivado e comprometido. Ter objetivos é saber onde você está e onde você deseja chegar. Então se você ainda não definiu o seu próximo objetivo no Clash Royale, eu gostaria de te convidar a definir algum, pense em algo que te trará vantagens e benefícios dentro do jogo e mire nisso.

Passo 2: Compreendendo e definindo Metas

De forma bem simples, metas são como objetivos, mas em menor escala. Um objetivo pode dividir-se em diversas metas, a depender do seu nível de dificuldade. No caso de alguém que objetiva se tornar nível 13, por exemplo, dependendo do nível que você esteja atualmente, isso pode demorar bastante tempo, então é interessante que você defina objetivos mais próximos, que funcionarão como metas que te ajudarão a completá-lo a longo prazo, por exemplo:

– Mandar todas suas cartas para nível de torneio; ou
– Alcançar uma certa quantidade de doações;
– Farmar um desafio por dia para acumular ouro;

Dentre outras coisas que ajudarão a evoluir sua conta e juntar a quantidade de experiência necessária para alcançar o próximo nível. Enfim, independente do seu objetivo, as metas são pequenos passos que te auxiliarão a alcançá-lo.

Passo 3: Fuja das armadilhas

Você deve estar atento e não colocar uma meta que certamente vai te levar à falha. Digamos que você seja um jogador mediano, mas nunca levou as ranqueadas muito a sério, e decide que seu objetivo é subir 1000 troféus em 2 horas. Talvez esse tempo não seja o bastante. Não é impossível, em qualquer jogo onde a sorte é um fator (e, direta ou indiretamente, ele é na maioria) qualquer coisa é possível. Quem sabe se os seus 30 primeiros adversários desistirem da partida… (se isso acontecer com você, sugiro que você vá comprar um bilhete na loteria).

Porém, é improvável que isso aconteça. Quando for estabelecer um objetivo ou meta, você deve tentar escolher o ponto ideal entre o garantido e o aparentemente impossível. Aqui vão algumas dicas:

– Suba gradativamente. Se você decidir que vai correr uma maratona amanhã, com certeza não será capaz de completá-la; mas, se você se preparar com antecedência e for subindo gradativamente a distância que corre, certamente chegará o ponto em que será capaz de concluir a maratona, sendo assim, vá se testando aos poucos.

“Mesmo que você não conclua seu objetivo esse mês, aquilo definitivamente não conta como uma derrota”

Se você deseja subir 1000 troféus como no exemplo acima, comece com:

Ficar bom o bastante para derrotar seus amigos 80% das vezes —> subir 100 troféus

—> Chegar na próxima liga —> Bater seu recorde pessoal… Subir 1000 troféus.

Pegando um gancho com nosso artigo “Vença o medo de perder“, tenha em mente que mesmo que você não conclua seu objetivo esse mês, aquilo definitivamente não conta como uma derrota, coloque na sua mente que se o último dia chegar e você não conseguir alcançar sua meta, você vai ter conquistado MUITA experiência e será um jogador melhor – você vence de qualquer forma!

– Foque em uma coisa de cada vez: Seu tempo, cérebro e força de vontade são limitados. Não desperdice recursos mentais e psicológicos para tentar alcançar a última liga, farmar desafios infinitamente, e se tornar um YouTuber bem-sucedido ao mesmo tempo. Você certamente pode conquistar tudo isso! Mas um de cada vez.

Determine sua meta e se dedique a ela! Você sempre pode ajustá-la ou mudá-la se achar melhor. Mas, por enquanto, escolha uma e foque nela.

Passo 4: Plano de Jogo

Agora que você já sabe onde está no jogo e onde deseja chegar, precisa construir uma ponte que una essas duas coisas, isso se chama Plano de Ação, mas pra ficar mais estiloso e dentro do contexto, vamos chamar de Plano de Jogo! =)

Lembre-se, você sabe o que quer. Isso já te coloca acima de uma boa parcela dos jogadores. Então, esse próximo passo vai te colocar junto da elite. Você terá um plano para chegar onde quer.

Já ouvi dezenas de relatos de pessoas que desanimaram do jogo ou simplesmente o abandonaram, e outras dezenas de justificativas para isso; uma boa parte dessas pessoas que se afastaram do jogo retornaram posteriormente e me disseram ter se arrependido bastante pelo tempo que passaram afastadas e que suas contas, consequentemente, estiveram paradas. Muitos desses jogadores não sabiam o real motivo de desistirem do jogo, então colocavam a culpa em diversos fatores externos, mas eu e você sabemos muito bem porque eles pararam: eles não sabiam pra onde estavam indo.

É como uma viagem de carro, se você não sabe onde quer ir, como é que vai chegar? Você vai andar e andar até finalmente ficar sem gasolina. E foi justamente o que aconteceu com essas pessoas, desperdiçaram energia e recursos até se darem conta que não chegaram a lugar algum e que seu gás havia se acabado.

Num outro extremo, existem também muitas falhas de pessoas que sabiam exatamente o que queriam. E o motivo de sua falha foi simples: elas foram com tudo, mas sem ter um plano claro do que fazer. Simples assim. Voltando ao nosso exemplo da viagem de carro: imagine que você sabe onde quer chegar, mas não se planejou para a viagem antes, muito provavelmente você irá conseguir chegar ao seu destino, mas dependendo da complexidade da viagem, pode ser que leve mais tempo e que gaste mais recursos no trajeto. E é por isso que nós temos as duas coisas: um plano e um objetivo.

Lembre-se sempre que um plano ruim é muito melhor que nenhum plano. Ir com tudo cegamente pode parecer algo heroico, mas em algum momento você vai acabar se dando mal. Veja sua situação atual e a sua meta, sente-se e pense em como você vai ir de um lugar a outro. Analise os recursos que você tem e a melhor maneira de aproveitá-los.

Você tem recursos financeiros, mas pouco tempo? Pense em contratar um coach (alguém mais experiente no jogo e que te passa dicas em tempo real enquanto você joga), fazer desafios, abrir alguns baús…

Tem muito tempo livre, mas poucos recursos financeiros? Além de jogar muito, tenha o hábito de rever suas partidas em busca de erros, assista outros jogadores mais experientes em ação, assista conteúdo de qualidade no YouTube e, principalmente, acompanhe o conteúdo do Clash Royale Dicas assiduamente ♥.

Não tem tempo nem dinheiro? As vezes passamos por momentos assim em nossas vidas, e não há nada de errado nisso, quando você passar dessa fase, procure se organizar melhor; até lá, aceite que seu desenvolvimento talvez seja um pouco mais lento…

E aí, você está gostando do artigo? Ainda tenho mais coisas para dizer pra vocês, mas não quero enchê-los com muitas informações de uma vez, vamos fazer o seguinte? Eu vou continuar este tópico numa parte 2, retomando esses conceitos e explicando melhor como eles funcionarão na prática, ainda nessa semana continuaremos falando sobre esse importante tema, combinado? Até lá, pensem no seu plano de jogo, objetivos e metas e compartilhem nos comentários para inspirar e ajudar outros jogadores.

Forte abraço, e te vejo na parte 2.

#JogoLimpo

Comentários via Facebook
Clash Royale Dicas no Google Play