Olá jogadores! Eu sou russofolk e apresento a primeira parte sobre o Guia de Estratégia do Clash Royale, e este guia é sobre como Administrar o Elixir para que você possa melhorar a sua jogabilidade!

O conteúdo abaixo foi criado por KairosTime e você pode entrar na discussão direto no canal do Discord dele. No final do post você pode acompanhar a tradução feita no vídeo, explicando sobre o Elixir.

Este é um guia para jogadores novos e experientes!

Guia para administrar o Elixir

Como administrar o Elixir em Clash Royale

Índice
1. O que é uma vantagem de Elixir?
2. Todas as maneiras de obter uma vantagem de Elixir
2.1. Feitiços
2.2. Interações com as tropas
2.3. Coletor de Elixir
2.4. Cabanas ou Desovas (Spawners)
3. Três Recursos para a Administrar o Elixir
3.1. Barra de Elixir (Vazamento)
3.2. Pontos de Vida da Torre
3.3. Tempo

1. O que é uma vantagem de Elixir?

Uma vantagem de Elixir é quando seu Elixir total é maior que o do seu oponente. Isso inclui o Elixir em sua barra, bem como o custo das tropas que você tem na arena.

Dizem que um total de 5 Elixir é a vantagem necessária para ganhar o jogo. Isso significa que é essencial tentar gerenciar seu Elixir para que você possa esmagar o seu adversário.

Nota: Embora uma Vantagem de Elixir seja de extrema importância, existem outros aspectos importantes que podem pesar no jogo apesar da Vantagem de Elixir.

2. Todas as maneiras de obter uma Vantagem de Elixir!

Há muitas maneiras de obter uma Vantagem de Elixir, e algumas são mais complexas do que outras. Elas serão cobertas em ordem de facilidade e entendimento da vantagem que você obterá.

2.1. Feitiços

Este é o mais fácil de calcular. Você pode obter uma vantagem por gastar menos para limpar uma tropa com um feitiço do que seu oponente gastou para inserir a tropa em campo.
Tudo que isso requer é matemática simples.
Exemplos:

  • Gaste 2 Elixir para O Tronco derrubar o Barril de Goblins de 3 Elixir para uma troca positiva de 1 Elixir.
  • Gaste 3 Elixir para Flechas fazerem sumir a Horda de Servos de 5 Elixir para uma troca positiva de 2 Elixir.
  • Gaste 4 Elixir para Bola de Fogo esmagar os Bárbaros de Elite para uma troca positiva de 2 Elixir.
Todas as maneiras de obter uma Vantagem de Elixir!
Troca positiva de Elixir? Fanart por captainsunshines

2.2. Interações com as tropas

A maneira que as tropas interagem umas com as outras também irá ajudá-lo a ganhar uma vantagem Elixir se você jogar a tropa certa no lugar certo.

Há três maneiras pelas quais as tropas irão interagir para ajudá-lo a ganhar uma vantagem:

  • Morte por Morte
  • Morte por Contra-ataque
  • Morte por Resposta
Morte por Morte

A interação Morte por Morte é onde a tropa que você coloca irá limpar a tropa inimiga, mas morrerá no processo. Para obter uma vantagem, precisa gastar menos Elixir defendendo do que o custo da tropa inimiga.

Exemplos:

  • Gaste 3 Elixir para um Megasservo limpar um Dragão Bebê de 4 Elixir para uma troca positiva de 1 Elixir.
  • Gaste 2 Elixir para os Espíritos de Fogo esquentarem os Servos de 3 Elixir para uma troca positiva de 1 Elixir.
  • Gaste 2 Elixir para um Golem de Gelo resfriar um Exército de Esqueleto de 3 Elixir para uma troca positiva de 1 Elixir.
Morte por Contra-Ataque

A interação Morte por Contra-Ataque é onde você coloca uma tropa que irá defender o ataque inimigo e ela fica com toda a vida, ou quase toda. Permitindo que apoie essa tropa, ou use a tropa como suporte para outra carta, fortalecendo o seu contra-ataque.

Como seu oponente gastou Elixir com o impulso dele, mas a sua tropa está com a vida cheia, eles terão que gastar mais Elixir para limpar essa tropa, dando a você uma vantagem.
Exemplos:

  • Exército de Esqueletos de 3 Elixir para defender um Mineiro de 3 Elixir. Com a maioria do Exército de Esqueletos ainda vivo, seu oponente terá que gastar mais Elixir para se livrar dele.
  • PEKKA de 7 Elixir para defender um Corredor de 4 Elixir. Com a PEKKA de vida cheia e seu oponente gastando 4 Elixir no Corredor, você será capaz de apoiar a PEKKA com uma liderança de Elixir.
  • Valquíria de 4 Elixir para defender uma Gangue de Goblins de 3 Elixir. Use a Valquíria como sua condição de vitória para fazer um empurrão difícil de ser parado.
Morte por Resposta

Muito parecido com Morte por Contra-Ataque, exceto que você não dá suporte à tropa defensora, mas seu oponente ainda tem que gastar Elixir para combater seu defensor.

Conseguir uma vantagem de Elixir desta forma depende do seu adversário fazer escolhas de cartas pobres para obter uma vantagem. Isso acaba se tornando uma maneira não garantida de obter uma vantagem, mas é importante perceber esta ação.

Este pode ser um movimento inteligente se você quiser que seu oponente vá para a ofensiva quando estiver preparado para ele.
Exemplos:

  • Gaste 3 Elixir para um Megasservo limpar a Princesa na ponte. Se seu oponente defender com um Espírito do Gelo isso gera uma vantagem de 1 Elixir. Se ele defender com uma Mosqueteira, isso não se torna uma vantagem.
  • Gaste 4 Elixir para uma Fornalha esquentar os Servos de 3 Elixir que, em seguida, exige uma resposta. Se ele defender com o Veneno ou Bola de Fogo, isso se torna uma vantagem de Elixir (-1 para Servos e +4 para o Feitiço).
  • Gaste 3 Elixir para os Servos eliminarem um Cavaleiro solitário. Se seu oponente defender com o Zap, isso seria uma vantagem de 2 Elixir. Se seu oponente não defender com nada, esta se torna uma troca neutra.

2.3. Coletor de Elixir

O Coletor de Elixir é realmente simples, mas também tem um aspecto que muitas pessoas não pensam, e que pode custar o jogo.

A parte mais simples com o Coletor de Elixir é que você investe 6 Elixir para um total de 8 Elixir ao longo de um período de tempo. Esta é uma vantagem de 2 Elixir (Isso é simples). Esse não é o único aspecto de como o Coletor de Elixir lhe dá uma vantagem.

Coletor de Elixir e Taxa de Elixir

A maior vantagem do Coletor de Elixir na minha opinião, não é a vantagem de 2 Elixir, mas o fato de ter uma taxa de Elixir mais rápida na duração do Coletor de Elixir.
Normalmente, você ganha 1 Elixir a cada 2.8 segundos (1.4s em 2x Elixir). Quando tem um Coletor de Elixir na Arena, isso aumenta sua taxa de Elixir para 1 Elixir a cada 2,1 segundos (1,1 em 2x Elixir). Isso significa que se conseguir colocar um coletor de Elixir e mantê-lo seguro, você terá uma Taxa de Elixir mais rápida do que o seu adversário, o que significa que pode inserir as tropas antes. Se souber usar essa vantagem, poderá usar isso para sobrecarregar o seu adversário.

Aviso
Se o vilão tem a Bola de Fogo ou Veneno, ainda use o Coletor de Elixir enquanto puder poupar alguma saúde na Torre mais próxima porque ainda assim você terá uma Taxa de Elixir mais rápida do que o seu adversário. Além disso, jogar o Coletor de Elixir traz a vantagem de forçar o seu adversário a ir para a ofensiva quando você quiser. Isso lhe dá o controle na partida, além de obter uma vantagem de Elixir.

2.4. Cabanas ou Desovas (Spawners)

Quando se trata de Spawners, a matemática começa a ficar complicada. Em última análise, você precisa saber que se um Spawner não for eliminado, ele pode produzir valor maciço se não for tratado corretamente. Eles permitem que você defenda enquanto pressiona seu oponente.

Para melhor explicar como Cabanas dão valor, aqui está um gráfico que vou explicar:

Cabanas ou Desovas (Spawners)

  • Custo: Este é o custo do Elixir para inserir a Cabana (Simples, certo?).
  • Ondas: Este é o número de ondas que são produzidas durante a vida da Cabana (Ainda comigo?).
  • Custo com e sem Cabana: Isto é quanto custaria desdobrar o mesmo número de tropas se não tivesse a Cabana. O número entre parênteses indica quanto você economiza de Elixir se a Cabana não estiver danificada na batalha.
  • Custo por onda: quanto Elixir custa para cada onda individual de tropas saindo da Cabana. Se você quiser obter uma vantagem de Elixir contra uma Cabana, você precisará gastar uma pequena quantidade de Elixir para se livrar de tantas ondas quanto possível.

Exemplo:

  • Use um Megasservo de 3 Elixir para defender um Corredor ao invés de um Canhão de 3 Elixir. O Corredor fará o dano à Torre, mas você pode então dar suporte ao Megasservo para um empurrão que será difícil de parar, visto que o vilão gastou 4 Elixir em um corredor agora morto.
  • A fim de produzir 10 bárbaros, precisaria de 2,5 conjuntos de 4 Bárbaros normais. Isso teoricamente custaria 12,5 Elixir, mas como você só gastou 7 Elixir para colocar a Cabana, isso teoricamente lhe dá uma vantagem de 5.5 Elixir.
  • A fim de obter uma vantagem de Elixir quando enfrentando uma Cabana de Bárbaros, você precisaria gastar menos de 1,4 Elixir por onda, ou colocar uma tropa que cuidaria várias ondas (como um Lançador).

Devido a mecânica das Cabanas, elas podem ser usadas ​​para obter uma vantagem de Elixir se o seu adversário não tiver uma boa maneira de limpá-las, ou não sabe quando absorver os danos, e quando defender.

3. Três Recursos para Administrar o Elixir

Além de ganhar vantagens de Elixir através dos meios mencionados anteriormente, existem outros recursos que você pode usar e dominar, a fim de gerenciar seu Elixir para garantir que tenha vantagem.

Esses recursos adicionais são:

  • Barra de Elixir (Vazamento)
  • Saúde da Torre
  • Tempo

 

3.1. Barra de Elixir (Vazamento)

Quando estiver com 10 Elixir, você para de gerar e não vai continuar gerando até 1 segundo depois de colocar a sua próxima carta (mais sobre esse 1 segundo mais tarde). Isso é chamado de vazamento ou sangria de Elixir.

Se você vazar muito, e seu oponente não vazar nenhum Elixir, poderá obter uma desvantagem simplesmente porque demorou muito para jogar a sua carta.

Ao se certificar de que nunca, ou raramente deixa Elixir vazar, você pode dar a si mesmo essa vantagem.
Atraso de 1 Segundo do Servidor: Clash Royale disse em um comentário no Reddit, “Há um atraso intencional de 1 segundo construído na implantação da carta para todos os jogadores, o que ajuda a suavizar diferentes graus de latência em todo o mundo”.

Importante: Devido a este atraso do servidor de 1 segundo, se não quiser vazar Elixir, você tem que jogar suas cartas pelo menos 1 segundo antes de completar o último Elixir da barra.
O diagrama abaixo mostra quando deve colocar suas cartas para que não haja vazamento nenhum de Elixir:

Barra de Elixir - Guia para administrar o Elixir

Nota: Se você estiver usando o Coletor de Elixir, a barra deve estar em 1 Elixir antes para não perder o Elixir que sua bomba gerar.

3.2. Pontos de Vida da Torre (HP)

O segundo recurso que você pode usar para gerenciar seu Elixir é a saúde da sua Torre.

Importante: o único Ponto de Vida que conta é o último em todas as suas Torres! Todos os outros Pontos de Vida são apenas um meio para chegar ao último, mas somente o último Ponto de Vida irá lhe dar uma coroa.

Uma das diferenças entre um bom jogador e um grande jogador é o quão bem eles usam a saúde de sua Torre como um recurso, permitindo que uma tropa inimiga cause danos a uma Torre ao invés de defender, para que eles possam economizar Elixir.

Exemplos:

  • Use um Megasservo de 3 Elixir para defender um Corredor ao invés de um Canhão de 3 Elixir. O Corredor fará o dano à Torre, mas você pode então dar suporte ao Megasservo para um empurrão que será difícil de parar, visto que o vilão gastou 4 Elixir em um corredor agora morto.
  • Em vez de se defender contra um Mineiro que está em uma Torre com uma quantidade decente de vida, apresse na outra pista, ou solte um tanque como a PEKKA ou Golem para construir um empurrão. Ao fazer isso em vez de defender o Mineiro, você tem mais Elixir em campo e pode se tornar difícil para um oponente pará-lo.
  • Defenda um Mago Elétrico com Esqueletos e deixe-o atacar sua Torre uma vez. Ao permitir que ele acerte a Torre, você ganha uma vantagem de 3 Elixir que pode ser usada para punir seu oponente mais tarde.

 

Importante: É preciso muita prática para saber quando pode se dar ao luxo de ter algum dano em sua Torre, e quando deve se concentrar em defender. Ao dominar este princípio, você realmente se tornará um mestre na Arena!

3.3. Tempo

O último tópico que abordaremos quando se trata de gerenciar seu Elixir é o recurso do Tempo. Quando se trata de tempo, a colocação de tropas e a velocidade das tropas desempenham um papel importante em como você pode usar o tempo como um recurso para ganhar Elixir.

Posicionamento das tropas: Ao colocar suas tropas em locais diferentes, poderá ganhar mais Elixir do que seu oponente no sentido de ter mais tropas no campo quando chegarem à ponte. Ao colocar uma tropa lenta na ponte, você tem essencialmente 0 segundos para ganhar mais Elixir, a fim de apoiar a sua tropa, mas se o colocar atrás da Torre do rei, você tem 16,8 segundos para construir Elixir, que permitindo forçar um empurrão ainda mais forte com os 6 Elixir adicionais que você gerou no tempo que leva para que a tropa lenta chegue até a Torre.

Velocidades de tropas: As tropas lentas dão mais tempo para gerar Elixir antes que eles atinjam a ponte, enquanto tropas mais rápidas dão algum tempo, mas talvez não o suficiente para realmente fazer isso ser vantajoso. Abaixo está um gráfico explicando quanto Elixir você pode ganhar dependendo da velocidade das tropas, colocando-as atrás de sua Torre do Rei em 1x e 2x Elixir.

Sobre o Tempo - Guia para administrar o Elixir

Exemplo: Ao colocar um Gigante na ponte, você tem 0 segundos para ganhar o Elixir antes que seu empurrão principal tenha começado. Ao colocar um Gigante atrás da Torre do Rei, você tem 16,8 segundos para ganhar o Elixir antes que seu empurrão tenha começado. No momento em que seu gigante chegar à ponte, você terá construído um Elixir adicional de 6 a 12 (1x e 2x Elixir) que você pode usar para defender a outra pista ou para dar suporte ao seu impulso principal.

Muito obrigado por ler este guia! Se você chegou até aqui, agora deve ter as ferramentas necessárias para gerenciar seu Elixir.

Esta é apenas uma parte de uma série criada por KairosTime chamada de “Guia Estratégico para Clash Royale”.

Se está interessado em aprender mais, certifique-se de ativar as notificações no site para que você possa ser o primeiro a ver mais guias!

Se tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para deixá-la nos comentários!


Produzido por KairosTime. Tradução para português por russofolk.

Quer aprender assistindo? Eu fiz a legenda da primeira parte sobre Como Administrar o Elixir e você pode acompanhar no vídeo abaixo:

Como Administrar o Elixir – Técnicas Básicas e Avançadas – Clash Royale