Acreditem ou não, até cerca de 1 mês atrás, eu jamais havia jogado o antecessor espiritual do Clash Royale: o Clash of Clans, embora eu já tivesse assistido vários vídeos e tivesse uma boa noção de como era o jogo, eu nunca havia parado para jogá-lo de fato.

Mas, por influência de amigos, eu resolvi baixar o CoC, e rapidamente eu pude compreender o porque do jogo ter sido tão popular e mesmo após tantos anos de existência ainda manter uma base sólida de jogares. E pude identificar também algumas features que simplesmente fizeram meus olhos brilhar e me perguntar: Porque é que a Supercell ainda não implementou coisas semelhantes para o CR?!

E não é como uma ideia aleatória, pois estamos falando de criações da própria empresa, e que, portanto, se sofrerem algumas adaptações, são plenamente plausíveis de serem implementadas, e seriam extremamente interessantes se fossem adaptadas e trazidas aqui pro Clash Royale… Eu sou o AFECT, e hoje trago pra vocês 3 Coisas que o Clash Royale deveria aprender com o Clash of Clans.

Clash Royale Vs Clash of Clans

Recompensas para os melhores clãs do mundo

No CoC existe uma recompensa em gemas um tanto quanto interessante para os melhores jogadores dos 3 melhores clãs do mundo. Atualmente, no CR, o único motivo que os clãs têm para ficar bem posicionados no ranking é o status gerado por isso, é algo difícil de manter, que exige muita organização e trabalho, mas que não dá absolutamente nenhuma recompensa direta.

Essa recompensa não precisa chegar ao CR da mesma forma como é no Clash of Clans atualmente, ela poderia ser menor, ou até mesmo poderia ser outra coisa, algo que fosse distribuído entre os 100 ou 200 melhores clãs do mundo, isso devolveria ao push o seu lugar ao sol, temos excelentes recompensas individuais com os baús de temporada, mas praticamente nenhum incentivo para que os clãs que conseguem atingir e se manter em posições elevadas no ranking continuem empenhados nessa tarefa.

Recompensas para os melhores clãs do mundo

Jogos de Clãs

Esse aqui me deixou simplesmente a-p-a-i-x-o-n-a-d-o! E pelo que andei pesquisando, foi algo implementado mais recentemente no jogo. Fazendo um breve resumo, existe quinzenalmente missões que são completadas conjuntamente dentro do clã, algo que se assemelha muito as missões diárias, mas com o diferencial de que todo o clã completa em conjunto, embora lembre um pouco a forma como funcionava o baú do clã, na prática é bem mais interessante, pois não se resume simplesmente a farmar coroas.

Jogos de Clãs e itens mágicos no Clash of clans

E o mais interessante de tudo, na minha opinião, são as recompensas, tudo que ganhamos no CR se resume a cartas e ouro dentro de um baú, lá as recompensas são mais abrangentes e divertidas, e você ainda tem a opção de escolher o que quer ganhar (são até 5 grupos de escolhas, a depender do seu desempenho, com 3 opções cada um), trazendo aqui pra nossa realidade do CR, seria algo como poder escolher entre: Gemas, Cartas, Ouro, Acelerações de Baús que afetam toda a sua conta por determinado tempo, Abrir um Baú instantaneamente de graça, dentre outras coisas.

São recompensas que dão um leque de escolha que vai além de cartas e ouro, e dá aos jogadores o poder de fazer escolhas que sejam mais alinhadas com os seus próprios objetivos e necessidades dentro do jogo, ou seja, o jogador que já é full escolheria as gemas, o jogador que acumulou muitos baús poderia escolher a aceleração…

Embora eu perceba que algumas coisas do jogo já tiveram inspiração nisso, acredito que nunca tivemos algo com esse potencial ofertado para nós. Novamente eu reforço que esses recursos não precisariam chegar ao jogo exatamente da mesma forma, quem é que não adoraria poder escolher entre uma entrada grátis pra um GD ou uma aceleração de 24h pra todos os seus baús? Ou quem sabe o poder de abrir baús simultaneamente por um certo tempo?! Ou um 5° slot temporário para baús ? Enfim, as possibilidades são praticamente infinitas, e nada disso quebraria o jogo. São coisas bem simples mas que dão ao jogador o poder de escolha de direcionar sua conta para o foco que mais lhe interessa.

 

Uma economia autossuficiente

Aqui no CR nós ganhamos algumas gemas em alguns baús, eventualmente nos dão algumas na loja e mais recentemente tivemos a implementação da “Corrida das gemas”, que pelo que me lembro ocorreu umas 2 ou 3 vezes até o momento. Já é muito mais do que o jogo nos dava no passado, mas isso não chega nem perto do que ganhamos no CoC, lá existe uma mecânica de remoção de obstáculos, que dá quantidades bem generosas de gemas diariamente (que varia de 1 gema a 25 gemas por obstáculo), mas a cereja do bolo fica mesmo com as conquistas!

Uma economia autossuficiente

Aqui no CR já tivemos algumas, mas elas foram retiradas do jogo há algumas atualizações, as gemas no CoC e no CR custam exatamente os mesmos valores, mas lá no CoC tem algumas conquistas que dão 450 gemas, 1.000 gemas… são conquistas difíceis e que exigem um certo tempo, mas que são plenamente alcançáveis para quem se dedicar a completá-las. E eu tiro pela minha própria experiência, em menos de um mês jogando eu consegui reunir aproximadamente 2000 gemas por lá, e sem fazer nada de mágico. Tenho ciência que uma vez feitas essas conquistas a quantidade ganha se torna bem mais reduzida, mas ainda assim as gemas por lá são bem mais fáceis de juntar do que por aqui.

Tornar as gemas mais fáceis de serem acumuladas dentro do jogo certamente seria benéfico para os jogadores, e, a exemplo do CoC, pode-se afirmar que isso não iria  desequilibrar a economia do jogo.


Para encerrar, gostaria de deixar claro que considero ambos os jogos muito bons, e que minha intenção não é colocar um jogo num patamar mais elevado que o outro, mas, como um jogador assíduo do game, tenho interesse que ele se torne cada vez melhor, e para isso, é importante aprender com os erros e acertos de criações passadas!

Obrigado por sua leitura e nos vemos na arena!

#JOGOLIMPO

Comentários via Facebook
Clash Royale Dicas no Google Play