Você provavelmente, em algum momento da sua história com o Clash Royale, deve ter se chateado muito com algum balanceamento do jogo… principalmente se for uma carta favorita sua e que você utiliza no deck. Ignorando os fatores técnicos, você diz que a Supercell faz tudo sem pensar, mas será verdade?!

Nesse episódio da Tv Royale, que é apresentado pelo Seth, funcionário da Supercell responsável pelos balanceamentos do jogo, ele é conhecido por trazer explicações do por que de determinados balanceamentos e decisões tomadas no equilíbrio das coisas no CR, ele explica como e por que fazem balanceamentos mensais.

Este é um assunto quente e polêmico, então já pega a pipoca e prepare para os textões que vão surgir na comunidade! ? Assista abaixo e ativem as legendas em Português:

Se você não tem condições de assistir ao vídeo agora, por estar acessando de uma rede móvel ou qualquer outro motivo, aqui abaixo vou deixar a transcrição do áudio!

 

BALANCEAMENTO DE CARTAS: COMO E POR QUE?

Temos três objetivos ao realizar as mudanças para equilibrar o jogo:

  1. Toda carta tem que ser viável: Queremos que toda carta seja viável em pelo menos um deck diferente.
  2. Muitos decks bem sucedidos: Queremos o máximo de decks eficientes viáveis no jogo.
  3. Acabar com um deck dominante: Mas ao mesmo tempo, mas não queremos nenhum deck dominante.

As mudanças para equilibrar o jogo nos permitem ajustar cartas que estejam fortes demais e melhorar as mais fracas, até que todas estejam relevantes no Clash Royale. Fazemos mudanças levando em conta os desafios e um sistema maximizado, onde as cartas são niveladas para avaliarmos todas elas com segurança quando estão em batalha.

Com relação a taxa de uso, consideramos 9% como uma média. Se uma carta está muito acima da taxa de uso, significa que é popular e você vai vê-la muito no jogo. Se estiver abaixo, talvez signifique que seja fraca. Para ajudar nisso, também olhamos a taxa de vitórias, que deve ser entre 45% e 55%.

Levamos em conta comentários nas redes sociais, jogamos muito e conferimos o eSports do Clash Royale ao redor do mundo. Isso nos ajuda a entender as interações entre as cartas e nos mostra quando uma carta está forte demais, ou se ficou boa só durante aquele mês.

Aqui vai um exemplo: no último mês, o Fantasma Real obteve uma taxa de vitória de 60%, muito acima do que deveria e foi a tropa mais popular nos Grandes Desafios. Como ele foi usado em 40% dos decks com uma taxa de vitória de 60%, tivemos que torná-lo mais fraco.


Esse exemplo responde os questionamentos dos jogadores, sobre o balanceamento da carta. As vezes ela pode parecer justa para sua bolha de jogatinas, mas também devemos levar em consideração o cenário geral, do qual a Supercell consegue analisar, usando suas próprias ferramentas internas, permitindo que tomem ações antes que você realmente consiga sentir efeito direto do quanto uma carta está desbalanceada (como já aconteceu algumas vezes rsrs).

 

Mas e aí, qual a opinião de vocês sobre essa forma da Supercell estudar e implementar balanceamentos? Deixe nos comentários e vamos discutir de forma civilizada sobre o assunto!

Comentários via Facebook
Clash Royale Dicas no Google Play
28 anos, ProBlogger, Goiano, Entusiasta pelos Games da Supercell, por criação de conteúdo pra internet e tecnologia! E claro, viciado em Clash Royale...