Salve, Pessoal, AFECT aqui. E hoje falaremos sobre Cartas Lendárias. Ter uma carta lendária maximizada era algo fora de cogitação para a maioria dos jogadores, pelo menos até alguns meses atrás. Mas essa perspectiva mudou graças a introdução das fichas de troca no jogo, e isso fez uma grande diferença principalmente para as pessoas que aproveitaram essa nova feature do jogo, assim que ela foi lançada, pois, diferentemente da forma como as fichas funcionam hoje, não era necessário possuir uma ficha de troca para aceitar uma oferta, apenas a pessoa que propunha a troca utilizava uma ficha, período em que reinaram as chamadas “trocas duplas”.

Não vou entrar no mérito de analisar se era melhor antes ou agora, pois este não é o nosso foco hoje, mas o fato é: muitas pessoas que jamais imaginaram ter uma lendária maximizada, conseguiram obter alguma(s) graças as fichas. E com isso, jogadores que jamais pensaram em ter uma lendária de nível 13 em seus decks começam a se questionar: “tá, mas qual lendária eu devo upar agora?”

Essa não é uma pergunta que tenha uma resposta objetiva, pois está intimamente relacionada ao SEU estilo de jogo e preferências pessoais, mas é claro que eu não fiz um artigo pra dizer que essa é uma pergunta sem resposta, apenas ressalto que o objetivo é trazer alguns princípios para nortear as suas escolhas. Até porque temos percebido um esforço da Supercell em manter todas as cartas lendárias jogáveis e viáveis em pelo menos algum deck, de maneira que não sejam OP’s ou desbalanceadas, mas compatíveis com sua proposta de serem cartas de funções únicas, que justifiquem a sua raridade. Prova disso é O Tronco, logo que saiu, foi considerado a pior lendária do jogo, hoje é uma das mais utilizadas.

O primeiro aspecto para o qual eu gostaria de chamar a atenção é para que você tente upar uma carta lendária que realmente lhe tenha muita serventia, como exemplo eu citaria o Mineiro ou o Lenhador, que são cartas que acabam vendo jogo em diversos tipos de deck, o Mineiro em vários decks controle, decks de combo rápido com Mineiro, decks de Morteiro, alguns decks de Gigante… O Lenhador em decks de Golem, decks de Lava Hound, decks de Balão, alguns decks de Gigante… Diferente do Sparky, por exemplo, que no momento só tem sido visto combinado com o Gigante (o que não quer dizer que seja uma carta boa ou ruim, apenas não é tão popular como algumas outras).

E o segundo tópico é justamente o seu estilo de jogo, além de focar em cartas que te proporcionem uma maior versatilidade de opções, escolha cartas que combinem com a maneira como você joga, se você gosta de jogar com decks mais agressivos, por exemplo, certas cartas que são mais voltadas para decks controle (como o Mago de Gelo), talvez não tenham tanta serventia pra você a princípio.

Algo que não posso deixar de mencionar é que determinadas cartas não precisam estar no nível máximo para terem um bom potencial de uso, um exemplo claro é O Tronco, que no nível 4 já cumpre bem a sua função, pois já consegue eliminar uma princesa de nível máximo, sendo que a única mudança proporcionada pelo aumento de nível é um pequeno aumento no dano causado, então, por mais que seja uma boa carta e com alto índice de uso, talvez não seja a mais interessante para deixar nível 13, sendo mais preferível focar em cartas que realmente têm sua dinâmica alterada, como o Mago Elétrico, por exemplo, que no último nível deixa de morrer para Bolas de Fogo de nível máximo.

Atualmente temos 16 cartas lendárias no jogo, e sei que, como um jogador apaixonado por Clash Royale, o seu sonho é ver todas elas maximizadas, não estou aqui pra te iludir te fazendo pensar que tudo isso será rápido e fácil, mas sim para instruir suas escolhas de maneira que elas sejam as mais conscientes e acertadas possível, decididas de forma calculada, e não a mero acaso. O que você vai querer fazer então é investir naquelas que são mais versáteis, e que verão jogo numa variedade mais ampla de decks, para só depois investir naquelas que são menos populares.

O fato é, toda lendária tem seu valor, e com os constantes balanceamentos que têm ocorrido dentro do jogo, mesmo cartas que são consideradas ruins hoje, em algum momento certamente virão a ser boas, sendo assim, sonhe em ter todas as lendárias maximizadas, mas vá de uma em uma, focando naquelas de maior valor e versatilidade.


Se você deseja fazer parte da Elite do Clash Royale, e entender como os melhores jogadores do mundo pensam e jogam, entre em contato comigo através do e-mail [email protected] .

Comentários via Facebook
Clash Royale Dicas no Google Play