Salve pessoal, AFECT aqui, e hoje falaremos um pouquinho sobre BM. A depender do jogo ou contexto, BM pode ter vários significados diferentes, mas hoje estamos falando de Bad Manner, que numa tradução livre seria algo como maus modos, falta de educação

Fazer BM pode englobar várias coisas, a depender da interpretação de cada um, mas normalmente associa-se a isso: mandar emotes excessivamente, “enrolar” pra vencer o adversário quando claramente a partida já está vencida (ex: falta uma bola de fogo pra levar a torre do adversário, mas você fica jogando várias tropas ao invés de simplesmente vencer a partida), ou, em outras palavras, qualquer coisa que provoque ou desrespeite seu adversário pode ser considerada uma Bad Manner, ou falta de educação.

Muitos jogadores se portam dessa maneira com a intenção de desestabilizar o adversário emocionalmente, levando-o, consequentemente, a jogar pior, pois, diante da provocação, o adversário tende a levar aquela situação para o pessoal, passando a jogar não pelo jogo em si, mas como um tentativa de vingança aquele que o desrespeitou.

Essa é uma prática comum em vários eSportes e até mesmo nos esportes convencionais, é difícil falar em BM sem lembrar da polêmica figura do lutador de MMA Conor McGregor, que costuma fazer provocações aos seus adversários sempre que tem oportunidade (vídeo abaixo). E, assim como essa prática divide opiniões por lá, aqui nos jogos é a mesma coisa, sempre terão pessoas que concordam e não veem problemas nisso, e outras que acham uma prática desrespeitosa e que, portanto, deveria ser evitada.


Uma prova que de fato o BM pode ser algo extremamente incômodo é o fato da Supercell já ter voltado atrás no passado, quando disse que não incluiria a opção de silenciar emotes na partida, mas acabou adicionando-a posteriormente. Por sorte há essa opção, dessa forma, tanto os que gostam de interagir com outros jogadores através dos emotes, quanto os que se sente incomodados com eles, acabam tendo seus gostos respeitados.

Independente das suas preferências, a intenção principal desse artigo é relembrar a todos que por trás de cada celular e jogador, há um ser humano, assim como nós. E, apesar de ser uma frase batida, é sempre bom lembrar que atos de gentileza, geram mais gentileza, e a comunidade de um jogo é em grande parte influenciada pela postura de seus jogadores. Uma comunidade saudável atrai novos jogadores e investidores, enquanto uma comunidade tóxica afasta ambos.

Desmerecer seu adversário por derrotá-lo, é desmerecer a si próprio, pois é como dizer que você é tão ruim que perder pra você é uma desonra… porém, se você respeitá-lo, é como dizer que ele “está perdoado”, pois perdeu para um bom jogador. Tenho certeza que se você está lendo esse artigo é porque gosta do Clash Royale e deseja que o jogo tenha um futuro promissor pela frente, então é nosso papel cuidar para que o jogo se mantenha interessante para sua comunidade e convidativo para novos jogadores.

Ao invés de encarar todos como inimigos, procure fazer novas amizades no jogo, conhecer mais gente, aprender novas estratégias, afinal, somos adversários apenas durante as partidas, fora delas, há muito que se pode aprender e aprimorar interagindo com outros jogadores. = )

Muito obrigado por sua leitura, se você acompanha e curte o trabalho de artigos que tenho feito aqui no site, eu gostaria de te convidar a conhecer meu serviço como coaching, se você tem interesse em receber uma atenção particular, voltada para o seu aprimoramento como jogador, recebendo suporte e dicas variadas em tempo real sobre como jogar e raciocinar de maneira mais eficiente, maximizando seu tempo e recursos dentro do jogo, entre em contato comigo através do e-mail [email protected] e agende seu horário.

#JogoLimpo

Comentários via Facebook
Clash Royale Dicas no Google Play
FONTEImagem de capa, baseada em uma thumbnail do Canal do MOLT