Como vão pessoal? AFECT aqui, e hoje o texto é sobre algo que eu gostaria muito de estar inventando ou até mesmo estar enganado, mas o meu compromisso maior sempre foi e sempre será com a verdade e com a comunidade do jogo; e muitas vezes isso implica em ter que trazer a público coisas não muito agradáveis. Então, diante disso e de vários outros acontecimentos que se seguem, eu não posso deixar de expor os (não tão) recentes acontecimentos e suas implicações. Senhoras e senhores, abram seus guarda-chuvas, hoje vamos jogar muita coisa no ventilador… ?

Denúncia: Mentiras e Má-fé, o que acontece nos bastidores...

Eu poderia facilmente citar nomes e mostrar que tudo que vou dizer a seguir (infelizmente) é verdade, mas, ao contrário dos que fazem as práticas que citaremos a seguir, prezo muito pela ética, então vou apenas falar dos fatos, e não dos seus autores.

3 FATOS:

  • FRAUDES NOS TORNEIOS DE 15 MIL CARTAS;
  • ALGUNS CLÃS PAGAM 35% NO VALOR DAS GEMAS;
  • MUITOS YOUTUBERS ESTÃO LEVANDO O MÉRITO POR CONQUISTAS QUE NÃO SÃO SUAS.

Já não é de hoje que algumas práticas que são no mínimo antiéticas vêm ocorrendo no jogo. Imagino que a essa altura muitas pessoas já saibam disso, mas, levando em consideração que uma parte considerável da comunidade do jogo é composta pelo público infantil e pessoas que não acompanham acontecimentos de fora do jogo, arrisco dizer que a maioria da comunidade não faz ideia do que se passa nos bastidores do Clash Royale, então, vou começar desde o princípio das infrações que se tem conhecimento, para que todos possam ter acesso a tudo e, a partir disso, poder avaliar melhor todas as informações a que são expostos.

 

Fraudes nos torneios de 15 mil cartas

Tudo começou com os torneios gigantescos do Clash Royale, para quem não se recorda ou mesmo ainda não jogava nessa época, no passado existiram torneios que davam até 15 mil cartas para o primeiro colocado, sim! Você não leu errado, e nem se trata de um erro de digitação, no passado existiu um torneio que dava 15 mil cartas para o primeiro colocado, e que custava 250.000 gemas para ser criado. E nessa época os desafios ainda não existiam no jogo, ou seja, esses torneios eram o sonho de consumo de muitos jogadores, extremamente disputados e cobiçados por todos.

Como você já deve ter reparado, eles atualmente já não existem mais no jogo, e talvez a pergunta mais lógica que surge com isso seja: “Se esses torneios eram tão caros, e geravam tanta receita para a Supercell, porque é que resolveram removê-lo do jogo?” E a resposta é: como tudo que envolve grande recompensa acaba gerando grande cobiça, rapidamente começaram a surgir esquemas ilegais que vendiam colocações dentro do jogo. Não convém entrar na parte técnica de como tudo era feito pra não alongar ainda mais o texto, mas o fato é: quem quisesse entrava em contato com equipes ilegais e comprava a posição que queria dentro do torneio. Ou seja, não havia uma competição em que quem melhor jogasse vencia, é como se você fosse participar de um campeonato de futebol e pagasse pela colocação que gostaria de ter antes mesmo que o evento ocorresse.

Rapidamente essas organizações fraudulentas passaram a lucrar mais com isso do que a própria Supercell, que então decidiu acabar com os torneios da forma que eles existiam. Hoje a maior premiação que se obtém com um torneio é 2000 cartas. Esse mercado clandestino gradativamente foi perdendo força, até deixar de existir.

Enquanto esses baús existiam, muitos YouTubers foram os principais responsáveis por movimentar esse mercado, eles queriam trazer a abertura desses baús para seus canais e como era extremamente difícil conseguir um desses, eles acabavam recorrendo pra isso. Então nessa época o que mais se viu foram pessoas que nitidamente não tinham capacidade de obter esses baús de uma forma legítima vindo a público anunciar que “haviam encontrado um desses torneios, ganhado e estavam trazendo a abertura para o canal” muitas pessoas inocentemente foram convencidas por esse discurso, mas quem tinha um pouco mais de malícia, facilmente identificava que esses baús não haviam sido adquiridos pelos meios legítimos, pois o baixíssimo número de vitórias em torneio no perfil demonstrava que não seria o suficiente pra obter aquela recompensa, a menos que o resultado tivesse sido manipulado, e de fato foi.

Vocês conseguem perceber o quanto essa situação é problemática em vários aspectos? O primeiro e mais óbvio é burlar regras do jogo comprando posições em eventos que deveriam ser disputados. O segundo é a omissão e manipulação de informações para o público que acompanha o canal, em outras palavras: mentir descaradamente; além da pessoa fazer algo que viola expressamente várias regras do jogo, ela vem a público e diz que aquilo foi uma conquista dela, quando na verdade não foi. Então enquanto tínhamos dezenas de jogadores profissionais virando noites e noites participando desses eventos e estudando decks, haviam outras vindo a público receber todo o mérito que não era delas.

Vocês não fazem ideia do quanto está sendo difícil pra mim escrever esse texto… Sempre que me lembro dessas coisas eu tenho vontade de vomitar de tanto nojo que sinto, a minha vontade é xingar muito e falar cada um dos nomes… Masssssssssssssss, somos pessoas éticas e estamos produzindo um conteúdo Family friendly, não é verdade? Então vamos continuar!

Finalizando esse assunto dos torneios, eles eram uma feature muito legal e muito interessante dentro do jogo, mas que pelo mau uso e comportamento de alguns usuários acabou sendo praticamente removida do jogo. Hoje os torneios são extremamente monótonos e desinteressantes se comparados ao que eram no passado. Então por mais que isso pareça ser passado e não afetar em nada, afeta em muito. Tivemos algo muito divertido tirado do jogo, e que certamente influencia até hoje nas coisas que a supercell decide implementar no jogo.

 

Alguns clãs pagam 35% no valor das gemas

Dando sequência na podridão e ilegalidade dentro do jogo, chegamos aos famigerados clãs que pagam 35% pelas gemas (deve ter muita gente tirando a cueca pela cabeça nesse momento).

Sabe o que rolou muito e pra alguns ainda continua rolando? Alguns clãs que, enquanto você e eu, meros mortais, pagamos R$ 329,90 por 14 mil gemas, eles pagam apenas R$ 115,47 ou seja, 35% desse valor.

Infelizmente é isso mesmo, através de um esquema imundo e fraudulento, alguns clãs conseguiam pagar 1/3 pelo real valor das gemas. Assim que o esquema foi descoberto, houveram denúncias massivas para a Supercell expondo o esquema. Em seguida, começaram as ondas massivas de banimentos mensais para os envolvidos. Esse caso serve para mostrar que quando você vê uma situação de injustiça e corrupção, por mais que todos tentem te silenciar, você pode sim lutar contra isso.

Muitos clãs top globais que deveriam ser referência em respeito e comprometimento, eram justamente os que estavam encabeçando essa prática, e não se engane, aqui no Brasil também tínhamos (e ainda tem) clãs envolvidos com esse esquema, eles são pra mim a escória do Clash Royale, aquilo que me lembra todo dia o que eu jamais quero ser.

Talvez alguns de vocês já tenham visto que em absolutamente todas as minhas postagens eu sempre encerro com #JogoLimpo, e é justamente um movimento de resistência que existe contra tudo que há de pior e mais desprezível nos jogos. O movimento #JogoLimpo defende que é sim possível ser um dos melhores sem que pra isso ninguém precise ser lesado ou nenhuma vantagem ilícita seja obtida.

 

Youtubers levando mérito por conquistas de terceiros

E, mais recentemente, tivemos a popularização de uma polêmica que de recente não tem nada, e que já dura por vários e vários meses. Já não é de hoje que se tornou pública a informação de que muitos Youtubers pagam jogadores profissionais para jogarem por eles em desafios importantes (como o das 20 vitórias anterior) e para subir troféus. Se isso é certo ou não, não me cabe julgar. Mas novamente, é no mínimo anti-ético pagar alguém para fazer algo pra você, e depois vir a público, diante de milhões de pessoas, e dizer: “Olha aqui o que EU fiz! O que EU consegui!”.

Compreenda que você emprestar sua conta para o seu amigo da escola que joga muito bem fazer o desafio por você, é algo perfeitamente normal e compreensível, quem nunca tentou subir de arena para um amigo ou liberar uma carta lendária pra ele? Isso é normal, não é?

Mas a partir do momento em que você vem publicamente dizer que aquela conquista é sua e de mais ninguém, isso se torna um ato de má-fé. Vocês não fazem ideia da quantidade de jogadores que só aparecem pra dar entrevista, mas que, na verdade, mal colocam a mão nas continhas deles. Não vamos cair também no erro de generalizar tudo, por mais que a maioria esmagadora seja desonesta, ainda tem muita gente honesta por aí.

Ei, supermegablaster jogador expertpro de Clash Royale, como você consegue se conformar com o fato de que muitas pessoas te idolatram por conquistas que não são suas?


Gradativamente temos visto medidas da Supercell voltadas para limpar o jogo desse câncer que insiste em querer se espalhar, a empresa não se fingiu de cega diante de fatos tão sérios e alarmantes. E cabe a nós, também, enquanto clientes e consumidores dos conteúdos relacionados ao jogo, em fazer esse trabalho de limpeza da nossa comunidade, seja você uma pessoa honesta e íntegra, que foge daquilo que viola e depreda o jogo, denuncie as práticas que são ilegais e, principalmente, pare de dar audiência para aqueles que fingem ser o que não são.

Se todas essas situações já são extremamente tristes e frustrantes por si só, mais triste ainda é ver que existem muitas pessoas dispostas a defender essas práticas e aqueles que as fazem. Já passou da hora de pararmos com essa mania de querer tornar as pessoas deuses que são superiores e livres de cometer erros, não seja um fã boy de pessoas, seja fã de atitudes, gostar de alguém não significa concordar com tudo que ela faz, mesmo quando elas estão erradas.

As vezes me pego levando essa reflexão para outro patamar: Se as pessoas são desonestas num simples jogo, agem com tanta má-fé e são tão dissimuladas, como esperar um país justo?  Mas isso não é assunto pra hoje…

Conclusão

Talvez algumas pessoas pensem, num primeiro momento, que as práticas acima citadas, em nada alteram o jogo e sua dinâmica. Mas a existência dessas práticas prejudicam muito a imagem do jogo numa esfera global, escândalos como esses dificultam a inserção do jogo numa esfera competitiva, atrapalham sua profissionalização, e afastam jogadores e investidores… o que acaba deixando aquele sonho de conseguir ganhar um dinheirinho com o seu jogo preferido cada vez mais distante.

Se no passado você cometeu algum(ns) desses erros, não é tarde para mudar sua postura e passar a agir com honestidade e lealdade. Não coloque um preço na sua honra, é melhor subir devagar de forma justa e correta, que subir depressa e se afundar depois nas próprias lacunas que deixou pra trás.

#JOGOLIMPOSEMPRE

Comentários via Facebook
Clash Royale Dicas no Google Play