Fala Clashrs, beleza? Este post é um remake do post sobre como criar e manter um clã de sucesso, feito no lançamento do jogo. Então o nosso leitor André fez uma releitura do post e nos enviou aqui para compartilhar com a comunidade.

Então se você está pensando em criar um clã ou quer ajudar o seu a crescer se liga mas dicas, sem mais enrolação, bora lá!

A grande questão…

Para gerenciar um clã é preciso ter algumas características, então antes de sair criando um clã se faça as seguintes perguntas.

  1. Por que quero liderar um clã? Pode até parecer uma pergunta boba no entanto é muito importante ter esse motivo bem definido, afinal liderar um clã não é tarefa fácil. Eu por exemplo criei meu clã pois gosto de liderar e sempre quis ter um clã no Top BR, mas e aí, qual é o seu motivo?
  2. Já descobriu porque quer liderar um clã? Então é hora de descobrir qual é o seu objetivo com o clã? Não é novidade que objetivos são muito importantes para chegar ao êxito e com o Clash Royale não é diferente. Para que seu clã evolua é muito importante saber onde se quer chegar, por exemplo, você pode querer colocar seu clã no Top BR , cenário competitivo, apenas jogar com os amigos, enfim, descubra e defina seus objetivos.
  3. Disponibilidade – Como já disse anteriormente comandar um clã não é tarefa fácil, por isso é muito importante que antes de você criar, assumir ou virar colíder de um clã você avalie muito bem quanto tempo você pode dedicar ao jogo por dia. Se a sua resposta for inferior a 1 hora e 30 minutos talvez não seja tão interessante comandar um clã.

Construindo a base

Da mesma maneira que uma casa precisa de um bom alicerce para não cair seu clã também precisa de uma base forte. Volto a repetir que muitas vezes não será fácil liderar um clã, por isso é muito importante que você defina uma base de membros sólida para seu clã. Não é bom para o desenvolvimento do clã se muitos jogadores ficarem entrando e saindo do seu clã por isso quanto menos gente sair ou for expulsa melhor. Então é possível concluir que “ a base” nada mais é que aquele grupo de pessoas que gostam do seu clã e estão dispostos a ajudá-lo a crescer e evoluir junto. Se você tentar tentar fazer tudo isso sozinho pode acabar ficando estressado e insatisfeito por isso dívida a responsabilidade, nomeie 2 ou 3 colíderes para comandar o clã ao seu lado. Além disso acredito que ninguém goste de se sentir sufocado, portanto é necessário que você deixe seus membros a vontade para que gostem do clã e optem por ficar.

Cargos

Para o bom funcionamento do clã é de suma importância que os cargos sejam dados por mérito e não por outros fatores, promover por amizade, apostas, dinheiro ou simplesmente por entrarem no seu clã em algum momento irá fazer com que ele fique estagnado no desenvolvimento.

É interessante que o clã tenha metas para a promoção, por exemplo: se o jogador ficar entre os 3 primeiros em doações na semana se torna ancião, primeiro colocado na guerra vira ancião, enfim, defina o seu critério.

A promoção para colíder tende a ser mais complexa, além dos tradicionais fatores de desempenho o tempo que o jogador está no clã, a confiança nele e a interação com os outros membros são critérios para se levar em conta.

Por experiência posso afirmar que não é interessante ter mais que 5 colíderes, além disso é de extrema importância que o cargo não seja figurativo, ou seja, cada colíder deve ter uma função específica no clã (ou fora dele), por exemplo: o colíder 1 é o responsável pelo recrutamento, o colíder 2 realiza os bans por inatividade, o colíder 3 adiciona e remove os membros do grupo do Whatsapp. Enfim, veja as necessidades do seu clã e denomine as funções dos seus colíderes a partir delas. Outra coisa muito importante é que de forma especial o colíder precisa ser ativo então não mantenha o cargo apenas porque a pessoa ajudava no passado ou porque ajudou o clã a crescer, se não ajuda mais não merece o cargo.

Regras

Acredito não ser possível organizar um clã é deixá-lo funcionando bem sem regras. Por outro lado encher o clã de regras pode fazer com que os membros se sintam oprimidos e deixem o clã, aqui vão algumas regras que utilizo no meu clã como exemplo:

  • Não ofender outros membros (qualquer tipo de xingamento, chamar de noob, desmerecer replays que a pessoa manda etc)
  • Avisar quando não vai poder ajudar na Guerra de clãs ou quando terá que se ausentar por determinado período.
  • Sem assuntos que não dizem respeito ao Clash Royale no chat do clã.

Como podem ver são regras bem básicas mas que ajudam a manter tudo organizado. As regras devem acompanhar as necessidades do clã então antes de criar alguma regras converse com seus colíderes para decidir se ela realmente é necessária.

Fidelizando os membros

É muito importante criar formas para que quem entre no seu clã não queira sair e que quem já está não pense em trocar de clã. A seguir vou citar algumas formas que você pode utilizar para tornar seu clã mais atrativo e com membros leais.

  • Interação – Pode parecer bobagem ou até desnecessário para muitos mas a interação é muito importante para o desenvolvimento do clã. Membros que não conversam entre sí tendem a ser mais individualistas e não aceitarem concelhos, então estimule a interação no chat do clã.
  • Replays – Ainda falando sobre interação os replays são uma ótima forma de fazer isso, afinal quando alguém compartilha um replay está querendo que seus colegas de clã assistam e deem seu feedback. Por mais que a partida compartilhada não seja a melhor não desmereça a vitória do seu colega, foque nos pontos positivos como posicionamento e controle do elixir por exemplo.
  • Grupos em redes sociais – Grupos em redes são uma ótima forma de estimular a interação externa ao clã, isso pode ajudar a tornar o clã mais unido e ajudar o compartilhamento de decks e coisas do tipo,além de que para quem quer conversar sobre assuntos que não dizem respeito ao Clash Royale é uma ferramenta maravilhosa. Não se esqueça que o grupo precisa de regras específicas para atendera função desejada.
  • Torneios – Outra forma de dar uma movimentada no clã são os torneios, isso irá estimular a troca de decks, competição e companheirismo.

Então, gostou das dicas? Faltou alguma coisa? Comenta aqui em baixo e compartilhe o link do post, que vai nos ajudar demais a trazer novos conteúdos, abraços e até a próxima Clashers!

Comentários via Facebook
Clash Royale Dicas no Google Play
28 anos, ProBlogger, Goiano, Entusiasta pelos Games da Supercell, por criação de conteúdo pra internet e tecnologia! E claro, viciado em Clash Royale...