Hoje temos um conteúdo diretamente da equipe de desenvolvimento do jogo. Com grande expectativa, eles lançaram recentemente a atualização tão aguardada, introduzindo duas novas funcionalidades, incluindo os Níveis de Elite e a Evolução das Cartas. Mas a recepção dos jogadores quando essa atualização chegou ficou dividida, então o Max, da equipe de devs veio a publico comentar sobre o assunto.

Abaixo, você poderá conferir a tradução do texto publicado pela equipe de desenvolvimento no Reddit, onde eles abordam os detalhes dessa atualização e compartilham o por que dessas novas adições. Fique por dentro desse debate e acompanhe de perto o que o futuro reserva para o Clash Royale!

 

Tradução: Níveis de Elite, Progressão Vertical e o Futuro do Clash Royale

O Max é membro da equipe de desenvolvimento do Clash Royale e fez um post no reddit /r/ClashRoyale, abordando o assunto, veja a tradução abaixo:


Olá a todos! A atualização da Evolução de Cartas já está disponível, junto com os novos Níveis de Elite.

Os Níveis de Elite e a forma como funcionam têm gerado reações fortes da comunidade, e gostaríamos de abordar algumas das perguntas e feedbacks que vimos nos últimos dias.

Nosso objetivo é fornecer mais informações sobre os motivos e os resultados.

Esta é uma explicação detalhada, então vamos direto ao assunto.

 

POR QUE ADICIONAMOS MAIS NÍVEIS?

A progressão vertical é fundamental para o Clash Royale. O jogo foi projetado há mais de 7 anos com base na forma como os jogadores progridem através da melhoria das cartas e batalhas na Arena. Embora isso possa não ser verdade para todos, essa forma de progressão é um objetivo-chave para muitos jogadores.

Podemos observar uma queda significativa na atividade dos jogadores casuais assim que eles alcançam o nível máximo de seu deck principal (8 cartas). Simplesmente param de jogar e abandonam o jogo, não importa onde joguem mais (Caminho de Troféus, PoL, Eventos), e essa queda é significativa o suficiente para continuarmos adicionando essa progressão vertical.

Com sorte, a introdução dos Níveis de Elite e uma progressão mais passiva manterão esses jogadores engajados.

 

JOGADORES DIFERENTES = NECESSIDADES DIFERENTES

O Clash Royale possui muitos jogadores casuais que mencionamos anteriormente. Quando dizemos “casuais”, não nos referimos apenas aos jogadores “não competitivos”, mas sim aos jogadores que jogam apenas algumas batalhas a cada dois dias. Talvez procurem um vídeo ocasionalmente para obter dicas, mas não interagem com nossas redes sociais ou mesmo com a aba de Notícias Royale dentro do jogo. Esses jogadores compõem a grande maioria dos nossos jogadores e não são necessariamente parte do que poderíamos chamar de comunidade “central”.

Esses jogadores são muito importantes para nós (assim como todos os jogadores). São eles que possibilitam que o jogo tenha o ímpeto que tem, o emparelhamento quase instantâneo na maioria dos níveis e modos de jogo, e eles são uma parte importante da sustentabilidade do jogo.

Muitos desses jogadores reduzem a frequência de jogo, ou até mesmo param completamente, quando atingem o nível máximo de um deck, independentemente do que mais adicionemos ao jogo nesse ínterim. Aumentar o nível do deck principal é o único objetivo que eles perseguem e a maioria deles parece não ter interesse em investir tempo para aumentar o nível ou aprender a jogar com outras cartas.

Esses jogadores são aqueles para os quais estamos tentando fornecer conteúdo com os Níveis de Elite. Esperamos que esses jogadores mantenham o interesse por um período muito mais longo do que quando adicionamos o nível 14, o que nos dá espaço para nos concentrarmos em adicionar e melhorar outras áreas do jogo.

Para citar um de nossos game designers: “Para a maioria dos membros ativos de nossa comunidade, o Clash Royale só começa de verdade quando o deck deles atinge o nível máximo e eles não precisam se preocupar com diferenças de nível atrapalhando o equilíbrio e a jogabilidade baseada em habilidades. Para nossos jogadores casuais, é quando o jogo termina.”

Abaixo está um gráfico de nossos Usuários Diários Ativos (jogadores que se conectam ao jogo diariamente). A linha verde representa a atualização do Campeonato, e a linha vermelha mostra onde alguns jogadores começaram a abandonar o jogo.

  • O grande salto em novembro de 2021 foi principalmente de usuários que voltaram a jogar
  • A maioria desses jogadores abandonou o jogo nos próximos 5 a 8 meses
  • A única correlação comportamental significativa desses jogadores que saíram é que seus decks estavam no nível máximo

 

50 MIL SÃO MUITAS CARTAS DE ELITE CURINGAS

Realmente é, e foi proposital. Os Níveis de Elite não são algo que esperamos que todos desbloqueiem imediatamente. É mais lento, mas não exige mais depender da sorte com o progresso das cartas ou acumular grandes quantidades de ouro. Você chegará lá simplesmente jogando.

O impulso na economia de ouro nos Baús ajudará muito a melhorar o nível de todas as suas cartas para o 14 e, consequentemente, a gerar Cartas de Elite Curingas mais rapidamente.

Se você é um jogador ativo/habilidoso, deverá ser capaz de ter pelo menos 8 cartas no Nível de Elite em 6 meses, que é quando eles serão adicionados ao Caminho das Lendas.

Para dar uma representação visual do que queremos alcançar, aqui está uma representação aproximada de como fica a distribuição dos níveis das cartas para um jogador “típico”:

Deck principal “no máximo”, com o restante da coleção com níveis mais baixos

O que queremos é que cada jogador tenha algo semelhante a isso:

A coleção inteira no nível 14, com algumas cartas-chave no nível 15

A vantagem de usar as Cartas de Elite Curingas como a única moeda necessária para maximizar suas cartas é que nós (a equipe do jogo) temos mais controle sobre isso. Fazer modificações nos números é menos arriscado para a economia geral do jogo do que mexer com ouro e cartas, que afetam todos os jogadores.

 

“VAI LEVAR ANOS PARA QUE TODA A MINHA COLEÇÃO ATINJA O NÍVEL DE ELITE”

Ter sua Coleção de Cartas no Nível de Elite não é um objetivo razoável a curto ou médio prazo para os jogadores.

Sabemos que isso representa uma grande mudança em relação à forma como a progressão no Clash Royale era vista anteriormente. Mas não esperamos que os jogadores alcancem rapidamente o nível de Elite em toda a coleção – sim, sabemos que isso já aconteceu para um jogador (‘The Data’. Muito bom 👏). Queremos incentivá-los a elevar todo o nível da coleção para o 14 e, em seguida, trabalhar lentamente para levar suas cartas-chave ao Nível de Elite – aquelas que eles mais gostam, condições de vitória ou feitiços, por exemplo.

 

DEVEMOS ESPERAR MAIS NÍVEIS APÓS ESTE?

Esta atualização e a forma como implementamos os Níveis de Elite serão, obviamente, uma grande aprendizagem para nós. A direção que seguiremos dependerá muito dos dados e do feedback da comunidade que observaremos após esta atualização.
Se verificarmos que nossas suposições estão corretas e que a adição de mais progressão vertical traz os jogadores de volta e os mantém engajados, então sim, adicionaremos mais níveis. Isso não significa que sempre os adicionaremos da mesma forma, mas se virmos que essa adição é benéfica para o jogo, mais níveis serão adicionados.

Por outro lado, se nossos jogadores casuais simplesmente não se interessarem pelos Níveis de Elite, vamos mudar ou tentar uma nova abordagem. Se a comunidade principal insistir que isso arruinou o jogo para eles e se verificarmos, por meio de dados e feedback da comunidade, que estão perdendo o interesse, buscaremos uma maneira de melhorar para eles ou encontraremos uma forma de evitar que isso atrapalhe o que eles realmente desejam.

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Obrigado por ler! Esperamos que essas explicações ofereçam mais clareza sobre nossos objetivos e por que estamos fazendo tudo isso. Da próxima vez, faremos o possível para compartilhar essas informações muito mais cedo em nosso ciclo de desenvolvimento.

Nos vemos na Arena – A Equipe do Clash Royale


 

É interessante acompanhar e ver a equipe de desenvolvedores abordando essas discussões e ver como o Clash Royale ouve a comunidade e busca melhorias. Continuamos atentos às próximas atualizações e compartilharemos as últimas notícias e informações relevantes com você. Continue jogando e aproveitando o Clash Royale!

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VIA/r/ClashRoyale/ por Max
28 anos, ProBlogger, Goiano, Entusiasta pelos Games da Supercell, por criação de conteúdo pra internet e tecnologia! E claro, viciado em Clash Royale...