Salve, pessoal! AFECT aqui mais uma vez, e novamente com um artigo psicológico, se você nunca viu um de meus artigos e está se questionando como isso pode ter relação com o jogo, sugiro a leitura do artigo Os 5 pilares do Clash Royale, em que introduzo esse tema.

O artigo de hoje tem propositalmente um título bastante óbvio, afinal, quem é que não sabe que “perder é normal”? E por mais que eu tenha certeza de que todos sabem dessa informação, constantemente tenho a impressão de que nos esquecemos desse dado.

Perder é norma! Clash Royale...

Se perder é normal, porque é que ficamos tão irritados, tristes, desmotivados e desestabilizados com a derrota? Novamente uma pergunta bastante óbvia: por mais que perder seja algo normal, e no fundo todos saibam disso, ninguém deseja passar por derrotas. E é justamente nesse ponto em que os problemas começam a surgir. Muitas pessoas criam em suas mentes a falsa expectativa de que irão vencer o tempo inteiro, e é onde começa a se formar os sentimentos de frustração e raiva, que também já foi tema de um artigo: Como lidar com a raiva e frustração no Clash Royale.

O pior tipo de mentira é aquela que contamos para nós mesmos, nós simplesmente nos fazemos acreditar em algo que não é real, o que cria em nosso subconsciente expectativas que jamais irão se concretizar.

 

60% de Win Rate

Para embasar o que estou falando, fui consultar o top global e verificar o percentual de vitória* dos melhores jogadores do mundo, e, em média, o percentual deles gira em torno de 60% de vitória, ou seja, mesmo sendo um dos melhores do mundo, ainda assim a cada 10 partidas que eles jogam, eles perderão (também pode ser empate) 4 delas.

Mesmo que seu percentual de vitórias seja de 51%, ainda assim você irá subir troféus, só que, obviamente, esse processo será mais lento, e exigirá mais partidas se comparado a alguém com um percentual maior.

E por mais que você treine bastante, dedique várias horas por dia ao jogo, veja todos os vídeos de Clash Royale do Youtube, dificilmente você conseguiria superar a porcentagem de 60% (a principal razão disso é a existência do fator sorte dentro do jogo, seja por uma mão ruim ou decks counters), ou seja, por melhor que você seja, é impossível eliminar as derrotas, elas sempre farão parte do jogo.

60% de Win Rate- Clash Royale

Observação: não sei se ficou claro, mas não estou dizendo que não é possível melhorar seu percentual de vitórias no jogo, e sim que existe uma parcela do jogo que está relacionada ao fator sorte (RNG), e que não temos influência sobre ele.

*Esses percentuais podem ser consultados em sites especializados de estatísticas de Clash Royale.

 

Conclusão

A principal motivação para este artigo é o fato de que muitos jogadores simplesmente entram num estado de rage e desequilíbrio ao primeiro sinal de derrota, não é raro ver um jogador que perdeu duas ou três partidas e no mesmo instante ele entra no modo rage e começa a perder várias partidas que ele provavelmente venceria se estivesse no seu estado normal de concentração e raciocínio.

Se levarmos a proporção para uma escala maior, se você jogar 100 partidas, é de se esperar que pelo menos 40 delas você perca (ou empate), ou seja, num jogo em que você praticamente perde metade de todas as partidas que joga, é totalmente insustentável você tiltar sempre que perde… Pois, jogando irritado e contrariado, facilmente essas 40 derrotas podem virar 50 ou 60. Você perde e fica com raiva, aí perde porque está com raiva e isso vira um ciclo sem fim.

Como citei no começo, eu tenho um artigo inteirinho falando sobre como lidar com esses sentimentos, mas o primeiro passo é aceitar que perder é normal, jogue mesmo, tente mesmo, se arrisque, a derrota não é um fracasso por si só, na realidade, ela é uma excelente fonte de aprimoramento, pois ela te mostra em que pontos você está cometendo erros e pode melhorar.

Quando você perder por níveis de carta ou para decks counters, apenas aceite que isso faz parte do jogo e que independente do deck que você use, sempre existirão decks com vantagem sobre o seu ou pessoas com cartas mais fortes, não se estresse com o que não depende de você.

Perder não te faz um jogador pior, assim como vencer não te torna melhor, o que realmente gera a melhoria e o aprimoramento de alguém são as lições que se consegue com as derrotas e vitórias. Perder, não significa que você fracassou, a derrota é apenas um adiamento dos seus objetivos, encare a derrota como um desvio no seu trajeto, e não como um beco sem saída.

Os melhores jogadores são aqueles que conseguem ver através das próprias decepções e conseguem se manter calmos e confiantes mesmo após derrotas. É muito fácil ficar calmo e confiante quando se vence, não há mérito nisso, mas o jogador que se conhece e entende o potencial que carrega dentro de si, não se deixa abalar pelos obstáculos. Conhecimento e experiência de jogo valem muito mais do que troféus, pois tendo eles, os troféus se tornam uma consequência e não um fim por si só. Independente de ganhar ou perder, experiência se obtém jogando.

Boa sorte nas ranqueadas! Espero que este artigo possa ter contribuído de alguma forma para o seu desenvolvimento psicológico como indivíduo e jogador.

Gostou do artigo? Leia também:

#JogoLimpo

Comentários via Facebook
Clash Royale Dicas no Google Play