A equipe de desenvolvimento do Clash Royale postou na última sexta-feira, lá no reddit, mais um tópico sobre os bastidores do jogo, em específico sobre as decisões de design e criação do terremoto, a mais nova carta do Clash Royale.

Confira abaixo o texto traduzido, diretamente do reddit /r/ClashRoyale:

Fundamentos da Criação do Terremoto


Olá /r/ClashRoyale! Para aqueles que não me conhecem, sou Seth, Game Designer do Clash Royale. Esperamos que vocês estejam aproveitando a nova atualização!

A mais nova carta para o Clash Royale tem vindo a passar por Desafios e Caminho de Troféus – O TERREMOTO!

Hoje nós gostaríamos tirar um tempo para falar sobre como e por que decidimos trazer este feitiço anti-construções do Clash of Clans para o Clash Royale. Se você quiser ler os blogs anteriores de design de cartas, confira:

 

DIVERSIDADE DE FEITIÇOS

Uma das maiores preocupações de design/equilíbrio que a equipe teve quando entrei no time de balanceamento é manter a diversidade de Feitiços no jogo. Quando a escolha de Feitiços é muito acirrada, então a construção de decks como uma habilidade padece. Por exemplo, se o Zap e Veneno são de longe os melhores Feitiços no jogo e cada deck conta com ambos – o que foi o caso em meados de 2016 durante o famoso verão de Veneno e Gigante – então você só tem seis cartas para construir um deck com elas. Dois pontos são tomados porque você não consideraria os outros Feitiços.

Bastidores Criação do Terremoto

Desafios do Balanceamento à parte, achamos que o jogo está em um estado muito mais interessante quando os jogadores têm que escolher entre Flechas, Zap, O Tronco, Barril de Bárbaro e Bola de Neve como um pequeno feitiço. Você tem sua estratégia de ataque principal e deve considerar quais vulnerabilidades você tem, e escolher os feitiços apropriados para contrabalançar as fraquezas em sua estratégia.

Para que isso funcione, os Feitiços precisam ser diferentes o suficiente um do outro para fazer a escolha entre eles significativa. Ao discutir Bola de Fogo vs. Veneno, desenhamos este triângulo no quadro:

  • Bola de Fogo: Dano inicial, efeito de empurrão (knockback), não pode matar Magos/Mosqueteiras
  • Veneno: Dano ao longo do tempo, negação de área, pode matar Magos/Mosqueteiras
  • Terremoto: Bom contra construções?

Percebemos que tínhamos uma oportunidade para um novo feitiço – O Veneno era o melhor feitiço para combater hordas (como o Gangue de Goblins) e atacantes de médio alcance à distância (como Mago de Gelo). Foi também um feitiço de nível superior contra muitas Construções como Fornalha, Coletor de Elixir e Lápide. O Veneno foi criado para ser um Feitiço anti-tropas por conceito, mas também estava ocupando espaços em decks que podem preferir uma resposta anti-construção mais direcionada. A introdução de um feitiço anti-construção pode aumentar as escolhas interessantes na construção de decks e nos dá a liberdade de projetar mais construções no futuro (já que existiria um forte contra-ataque).

PROJETO DO TERREMOTO

Inicialmente, o Terremoto começou como uma carta de custo 5, mas não durou muito nesse custo. O problema com um Feitiço anti-construções com custo 5 de elixir era que ele seria uma troca de elixir igual ou negativa com as construções que você estava provavelmente tentando contra-atacar. Sendo 5 de custo, também tornou difícil a combinação com condições de ganhar como Mineiro ou Cemitério.

Decidimos reduzir o seu custo para 3 e equilibrá-lo com a idéia de que ele poderia ser jogado como um feitiço menor ou maior em decks, preenchendo o papel do Zap ou Veneno na circunstância certa:

  • Tronco + Terremoto (Tronco as pequenas hordas, Terremoto para limpar o caminho para o seu tanque)
  • Terremoto + Relâmpago (Terremoto para hordas, Relâmpago para remover magos / mosqueteiros)

Quando trazemos um conceito de carta do Clash of Clans, tentamos mantê-la o mais próxima possível do conceito original e, ao mesmo tempo, diferenciando-a dos outros Feitiços. Decidimos por um curto período de tempo (3 segundos) para que os 8 segundos do Veneno fossem melhores para o controle da área. Assim como o tronco, o terremoto não afetaria as tropas aéreas (para proteger as flechas) e causava muito pouco dano às tropas.

Criação do Terremoto - Projeto da Carta

Uma nova carta precisa de efeitos únicos, então o Terremoto causará dano total às Torres da Coroa e causará dano adicional a outras construções. Isso cria algumas interações completamente novas que não existiam para os jogadores antes: a capacidade de combater o Fornalha e o Coletor de Elixir por uma troca de Elixir positiva. Isso cria novas maneiras para a criação inteligente de decks atacarem metagames que tenham decks de Gigante Real/Fornalha ou decks de Três Mosqueteiras/Coletor de Elixir.

 

ESPERE, O QUE ACONTECE COM AS TRÊS MOSQUETEIRAS?!

Quando nerfamos as Três Mosqueteiras para 10 Elixir, foi para afastar um arquétipo realmente problemático e nos permitir analisar o META sem eles. Como afirmamos em uma entrevista recente, não estamos entusiasmados com o desempenho delas e pretendemos trazê-las de volta ao custo 9 de elixir, depois de termos introduzido mais counters. Os novos Bárbaros foram alterados com isso em mente. Como os decks de 3M geralmente não usam a Bola de Fogo, elas poderiam ser uma troca positiva do Elixir com o as 2 mosqueteiras do lado.

O terremoto também se encaixa nesse plano. O problema com os decks das 3M era que você só tinha uma Bola de Fogo/Veneno, e precisava segurá-la por três cartas muito diferentes: Três Mosqueteiras, Horda de Servos e Coletor de Elixir. Com Terremoto capaz de preencher o papel de um pequeno feitiço, esperamos que os jogadores possam usar o terremoto para abalar coletor e ainda ter veneno para as tropas.

Com terremoto fora agora, nos sentimos muito mais confortáveis de trazer de volta as Três Mosqueteiras ao custo de 9 de elixir… então isso vai acontecer no próximo mês!

Isso é tudo por esta semana! Divirta-se jogando o novo modo de Caça ao Dragão no fim de semana, e se você tiver alguma sugestão para futuros blogs de design, por favor, deixe-os nos comentários abaixo!


Mas no fim das contas, o que vocês acharam da Carta do Terremoto? Estão usando no Deck principal? Compartilhem nos comentários o que acharam dos conceitos de criação do terremoto.

Comentários via Facebook
Clash Royale Dicas no Google Play
28 anos, ProBlogger, Goiano, Entusiasta pelos Games da Supercell, por criação de conteúdo pra internet e tecnologia! E claro, viciado em Clash Royale...